Para ajudar famílias que não têm condições de adquirir uma casinha de cachorro, há três anos o Projeto Posse Responsável, uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e secretarias de Saúde, do Meio Ambiente e de Educação, doa “lares”. Desde então, já foram atendidas 26 famílias e entregues cerca de 35 casinhas, já que algumas tem mais de um cão.
As casinhas são fabricadas em madeira doada por empresas parceiras do município e confeccionadas pelos internos da Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, conforme a demanda que se apresenta e a disponibilidade de material. A equipe do setor de fiscalização ambiental tem o papel de identificar a necessidade em cada casa, ao realizar as vistorias em bairros.
A atividade apresenta um ciclo de benefícios que atinge a todos ao redor. “Os internos se sentem muito úteis em fazer algo que vai ajudar as pessoas e os animais. Essa ação pode mudar bastante cada um deles, pois passaram a valorizar mais as coisas, a família, e eles se sentem inseridos na sociedade novamente”, destaca o coordenador da Comunidade, Leonir Vivan.
Além disso, os animais fazem parte também do espaço escolar, por meio de palestras em escolas e atividades de sensibilização sobre maus-tratos, abandono e guarda responsável com os estudantes. “É importante que as crianças, desde novas, aprendam a cuidar e zelar pelo seu animal de estimação e percebam que os animais são seres sencientes, capazes de sensações e sentimentos, e de que seus direitos devem ser garantidos pelo Estado e respeitados por todos”, frisa a primeira-dama, Cynthia Pasin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Foto: Gabinete Primeira-Dama
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento