Secretaria Municipal de Saúde tem realizado oficinas em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria Estadual de Saúde
Bento Gonçalves está entre os municípios brasileiros indicados para o projeto-piloto da implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), nas linhas de cuidado de Saúde Mental e Dor Crônica. O projeto é em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria Estadual da Saúde, representando a consolidação das PICs como modelo a ser reproduzido nos outros estados. Além do Rio Grande do Sul, o estado do Maranhão também foi selecionado para participar.
A Capital Brasileira do Vinho (que pertence à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde), foi indicada pela Secretaria estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Ao todo, 461 municípios no estado ofertam as PICS na Atenção Primária, o que atende ao critério de seleção sobre contar com uma Política Estadual de PICS e uma rede local bem estruturada. Os setores que estão participando do projeto são: Saúde Mental, NUMESC, Coordenação das Unidades de Saúde e enfermagem.
As primeiras oficinas do projeto ocorreram nos dias 10 e 11 de outubro, e as próximas estão programadas para acontecer em 21 e 22 de novembro e 12 e 13 de dezembro. As linhas de cuidado são padronizações técnicas que explicitam informações sobre a organização da oferta de ações de saúde a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde.
A nutricionista Michele Girolometto Fracalossi, Coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva e coordenadora do setor de Práticas Integrativas e Complementares, realizou as oficinas e explica que “nossa cidade ser escolhida para participar deste projeto já é um indicativo da qualidade dos serviços de saúde ofertados para a população. Atualmente Bento oferece auriculoterapia e fitoterapia, mas espera-se ainda conseguir agregar outros métodos de tratamento, como as terapias corpo-mente (tai chi chuan, yoga, lian gong, meditação, bioenergética) ou terapia de grupo de apoio, como a metodologia brasileira conhecida como Terapia Comunitária Integrativa”.
A secretária de Saúde Daiane Piuco comenta que “implementar as PICS nas linhas de cuidado de Saúde Mental e Dor Crônica permitirá a ampliação das possibilidades terapêuticas aos usuários do SUS, atendendo a critérios de eficiência, segurança e cientificidade”.
Sobre as PICS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21