Secretaria Municipal de Saúde tem realizado oficinas em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria Estadual de Saúde
Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), ocorrem oficinas do projeto-piloto da implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), nas linhas de cuidado de Saúde Mental e Dor Crônica. As primeiras oficinas do projeto ocorreram nos dias 10 e 11 de outubro. Um dos diferenciais é que Bento Gonçalves está entre os poucos municípios brasileiros indicados para o projeto, que é em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria Estadual da Saúde, representando a consolidação das PICS, como modelo a ser reproduzido nos outros estados. Além do Rio Grande do Sul, o estado do Maranhão também foi selecionado para participar.
A Capital Brasileira do Vinho (que pertence à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde) foi indicada pela Secretaria estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Ao todo, 461 municípios no estado ofertam as PICS na Atenção Primária, o que atende ao critério de seleção sobre contar com uma Política Estadual de PICS e uma rede local bem estruturada. Os setores que estão participando do projeto são: Saúde Mental, NUMESC, Coordenação das Unidades de Saúde e enfermagem.
As próximas oficinas estão programadas para ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro. As linhas de cuidado são padronizações técnicas que explicitam informações sobre a organização da oferta de ações de saúde a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde.
A secretária de Saúde Daiane Piuco destaca que “é bem importante a continuidade desse projeto, ainda mais que a implementação das PICs nas linhas de cuidado de Saúde Mental e Dor Crônica vai permitir a ampliação das possibilidades terapêuticas aos usuários do SUS, atendendo a critérios de eficiência, segurança e cientificidade”.
Sobre as PICS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor