Pela quarta edição consecutiva, o Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoia a participação de empresas brasileiras na Feira Internacional da Madeira e da Tecnologia (Fitecma), na Argentina. Ao todo, 22 empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira vão apresentar seus lançamentos na feira, que ocorre de 13 a 17 de junho, no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires.
A participação na Fitecma é considerada estratégica para as empresas do projeto. A Argentina é a terceira maior economia da América Latina e tradicional destino das exportações industriais brasileiras. O país iniciou uma recuperação de sua economia, com previsão de crescimento de 2,2% em 2017 e 2,3% em 2018 (FMI), e tem se engajado em uma maior abertura ao comércio internacional, em especial aos insumos para sua indústria. Após o Brasil, é o segundo maior produtor de móveis da América do Sul, com produção estimada em US$ 3,1 bilhões. Além disso, é o segundo maior comprador das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil.
O Projeto Setorial Orchestra Brasil promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira e a entrada sustentável do design brasileiro no mercado internacional. O planejamento para o biênio 2017/2018 amplia as missões associadas a feiras e os investimentos em inteligência comercial a serviço das empresas participantes. São seis os mercados-alvo: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru – além da África do Sul, Bolívia, Turquia e Vietnã, de forma secundária. O posicionamento do projeto preconiza, sobretudo, o aumento da competitividade da indústria participante no mercado global, a questão da sustentabilidade e o aumento da percepção da imagem do Brasil como fornecedora de insumos e tecnologias para a indústria moveleira.
Fonte: Sindmóveis
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves