Após dois anos suspenso em função da pandemia, o Projeto OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) VAI À ESCOLA , retornou na manhã desta sexta-feira, dia 13, por meio da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Bento Gonçalves, na Escola Estadual de Ensino Fundamental, Anselmo Luigi Piccoli.
O projeto possui uma parceria entre a OAB, subseção de Bento Gonçalves e a 16ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).
O OAB VAI À ESCOLA trouxe aos estudantes do oitavo e nono ano da instituição da rede estadual, palestras voltadas a temáticas como Noções de Constituição Federal; Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional; Bullying; Violência Doméstica e Lei de Drogas. As palestrantes foram a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gabriela Reis, as advogadas Josiane de Carli e Angélica Zappas.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Bento Gonçalves, Gabriela Reis, ressaltou a integração entre o setor da advocacia com a comunidade escolar:
“Essa é sempre uma oportunidade de trazer para a escola noções de conhecimento jurídico, compartilhar com alunos sobre as leis que são importantes para a sociedade e para o desenvolvimento deles, bem como falar um pouco sobre como funciona a profissão do advogado, regras e conscientizar os estudantes sobre direitos e deveres”, afirmou.
Michele Lunardi, representante da 16ª CRE, falou sobre a parceria existente entre a coordenadoria e a Subseção da OAB de Bento Gonçalves:
“Para a gente é muito gratificante essa parceria, auxiliar neste projeto que vem dando certo, que passou por uma pausa em função da pandemia. Pro estado também é muito importante com o objetivo de levar conhecimento aos alunos. A gente instrumentaliza, passa o conhecimento, para que eles saibam como agir. A volta do projeto também é importante para retomar a convivência e o bem estar entre os grupos”, destacou.
A diretora da escola estadual, Tânia Regina Ducatti, destacou a importância da retomada desta atividade no ambiente escolar, devido as temáticas que fazem parte do dia a dia da realidade dos alunos:
“É um grande prazer a retomada do Projeto OAB Vai a Escola. Projeto que tem dimensão jurídica e aborda temas relevantes, que fazem parte do cotidiano dos alunos. São conversas para sanar as dúvidas dos estudantes e orientações legais que fazem parte do dia a dia”, declarou.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli foi a primeira a receber a volta do Projeto OAB VAI À ESCOLA. Na próxima semana, ocorre a retomada do evento na rede municipal, que será no dia 20, na Escola Municipal Princesa Isabel, no Bairro Vila Nova.
No dia 27, a Escola Estadual Carlos Dreher Neto, no Bairro Jardim Glória, será palco do projeto.
Fotos: Rádio Difusora
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril