Até 08 de agosto serão selecionadas 12 mulheres para curso de bordado, além de participação em exposição, produção de livro e vídeo em Bento Gonçalves
A segunda edição do projeto Memórias Bordadas está com inscrições gratuitas abertas até 08 de agosto para mulheres da Zona Norte de Bento Gonçalves interessadas em participar de um curso de técnicas de bordado livre. A proposta prevê a realização de 14 encontros semanais, derivando ainda para uma exposição, um livro artesanal reunindo bordados das participantes e estandartes autorais com suas memórias. Também será produzido um vídeo, com registros do projeto que é financiado pela Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e realizado pelo Ministério da Cultura.
A primeira edição do Memórias Bordadas foi realizada no ano passado com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, reunindo 12 participantes. Como a procura foi grande, com 32 inscrições, a segunda edição acontece agora focando a comunidade da Zona Norte de Bento, área que integra o RS Seguro.
Em 14 encontros semanais que serão realizados na Praça CEU, no bairro Ouro Verde, as inscritas aprenderão técnicas de bordado livre na perspectiva de, além do aprendizado, ter a possibilidade de geração de renda. O desafio é que as criações expressem suas memórias significativas nos bordados. Assim, um dos focos da dinâmica de trabalho prevê a mediação dos encontros com a leitura de textos literários de diferentes autores e com temáticas sensíveis à vivência das participantes. Cada participante receberá um exemplar de cada livro se lecionado.
Depois da formação, o projeto pretende apresentar como resultados a confecção de um livro único coletivo, produzido de forma artesanal, que reunirá cinco produções de cada participante; um estandarte individual com as memórias mais significativas de suas criadoras; e um vídeo com a memória do projeto. Os trabalhos criados também integrarão uma exposição, que circulará por três espaços culturais de Bento Gonçalves: a Praça CEU, o Museu do Imigrante e a Galeria de Arte do IFRS – Campus Bento.
Serão selecionadas, preferencialmente, mulheres residentes em bairros da Zona Norte de Bento Gonçalves, região pertencente ao RS Seguro, com idade a partir de 16 anos, com prioridade para mulheres negras ou indígenas e/ou pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, com renda escolaridade baixa e vítimas de violência. Nesta edição o projeto dará a oportunidade para seis bordadeiras da primeira edição para trabalharem como monitoras nas aulas.
O projeto também conta com várias ações de acessibilidade, como a capacitação para a equipe em acessibilidade atitudinal; vídeo com janela de Libras para ampliar o acesso audiovisual; intérpretes de Libras durante a realização da primeira das três exposições, além de elaboração das identificações e apresentações dos estandartes em Braille.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), com realização do Ministério da Cultura e operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e conta com o apoio da Dom Quixote Livraria e Cafeteria e Ártemis – História, Arte e Cultura.
Inscrições gratuitas:
- Online por meio do link disponível na bio do perfil @projetomemoriasbordadas
- Online por meio da leitura do QR CODE disponível no Instragram
- Presencialmente na Praça CEU, com Clóvis
- Via Whatsapp (54) 99101-9760, com Eunice Pigozzo
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas