A abertura da 37ª Feira do Livro ocorre no dia 5 de outubro, às 18h, no Clube Aliança. E um dos destaques da programação é a estreia do projeto Maturidade Urbana, que iniciou suas atividades em maio deste ano e promove o ensino de ritmos e práticas corporais da Dança Urbana, para o público da melhor idade.
O projeto proporciona, por meio da Dança Urbana, o envelhecimento ativo, o protagonismo do idoso, a busca por relações intergeracionais e melhoria na qualidade de vida dos participantes. E as expectativas das participantes estão a mil por hora, pois o momento de apresentar o que foi aprendido nestes quatro meses de aulas com o professor Pedro Ramon Festa está se aproximando.
A aluna Eleane Kussler destaca que “estamos bem ansiosas e vamos dar o nosso melhor”. Ela ressalta sobre os benefícios para a saúde e de como a cultura do Hip Hop já integra a sua rotina.
“O percurso está sendo bem legal. Com o passar dos dias, o corpo fortaleceu mais. Eu tenho problemas nos ombros e tendão e agora consigo me apoiar, segurar o peso do próprio corpo. É uma boa evolução. Ainda, eu não conhecia o ritmo. Quando faço algum serviço de casa, coloco uma música de Hip Hop para ficar sentindo a batida”.
Pedro compartilha do mesmo sentimento de Eleane.
“É uma expectativa legal pelo fato da gente perceber uma evolução desde o corpo, de se soltar, de quebrar os paradigmas. O trabalho com a Dança Urbana requer um longo prazo. Estamos há quatro meses fazendo a oficina e vamos mostrar um pouco deste aprendizado. Mais do que a parte técnica, demonstrar esse espírito delas de aceitar o desafio e vir junto. Tenho certeza que as pessoas vão se emocionar com a apresentação. Vamos fazer um estilo roda de dança. Cada uma vai mostrar o seu aprendizado, interagindo com o público”.
O projeto Maturidade Urbana é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e o Serviço Social do Comércio (SESC).
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor