Naquinta-feira (28), as Escolas Infantis Municipais Mamãe Coruja, Doce Infância e Bom Pastor, de Bento Gonçalves, realizaram mais uma força-tarefa sobre Educação Ambiental. Os três educandários trabalham o tema da sustentabilidade dentro de seus projetos norteadores e “Mãos que fazem a diferença” promove uma ação pedagógica de respeito e prática de como preservar e auxiliar o meio ambiente na questão do descarte correto do lixo. “Mãos que fazem a diferença” é promovido pela EMI Mamãe Coruja com a participação das EMIs Bom Pastor e Doce Infância.
Em torno de 120 crianças participaram da ação. Devidamente paramentadas com luvas e sacos de lixo, elas percorreram as ruas do bairro São Roque para recolher resíduos espalhados no local. No total, foram recolhidos aproximadamente 47 kg de resíduos distribuídos em 34 sacos de lixo. Esses foram destinados ao Pelotão Curumim, que realizou a separação e a pesagem e posteriormente fará o descarte correto.
A diretora da EMI Mamãe Coruja, Eridiane Aparecida, ressalta que a ação integrou uma prática para o amanhã, além de fazer uma conexão com o projeto norteador “Construindo o futuro”. “Por meio dessa vivência, as crianças e as famílias que nos acompanharam puderam verificar o quanto nossas ações podem trazer consequências para o meio em que vivemos. E atitudes como essa podem melhorar a qualidade de vida do meio ambiente e para todos nós, pois o futuro está nas mãos das nossas crianças”.
O diretor Patric Bernardi, da EMI Doce Infância, destaca que “Mãos que fazem a diferença” apresenta um convívio para uma sociedade mais sustentável. “Desenvolver atitudes sustentáveis e a conscientização do cuidado com o meio ambiente se faz necessário desde a educação infantil, são pequenas ações que fazem toda a diferença! Os adultos são referência e exemplo para as crianças, e por vezes, as crianças, a partir do seu aprendizado, exigem dos adultos uma postura correta quanto a preservação do meio ambiente. Mobilizar alunos e a comunidade em geral é o caminho para obtermos um planeta cada vez mais sustentável e cidadãos conscientes de suas atitudes.
A diretora da EMI Bom Pastor, Lina Ana Zeni, salienta que o mutirão incentivou as boas práticas para o meio ambiente, além de ter sido mais uma ação com o objetivo de sensibilizar a comunidade local, assim como, faz ressonância com o projeto norteador do educandário “A vida em foco! Mãos pequeninhas que transforma o mundo”. “É mostrar na prática para as crianças o quanto o lixo descartado de forma incorreta, jogado muitas vezes pela janela do carro, contribui para a poluição do meio ambiente, deixando a nossa cidade suja. Durante o Mutirão as crianças mostravam-se preocupadas com o montante de lixo encontrado, principalmente bitucas de cigarros. Foi uma vivência muito significativa e certamente proporcionou muito aprendizado! As crianças representam o futuro e eles certamente farão a diferença e serão os multiplicadores das boas práticas aprendidas no decorrer da sua vida”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi expressa que a Educação Ambiental e a Sustentabilidade estão na pauta diária da rede municipal de ensino. “São ações como essas que são exemplo de cidadania, que vão fazer a diferença na vida dessas crianças e de cuidados para o meio ambiente. É necessário estarmos em constante incentivo de como é preciso se relacionar com a natureza e com o que está no nosso entorno. E essa ação proporcionou uma experiência de vida e de saberes que vão ser multiplicados”.
Participam da ação “Mãos que fazem a diferença” as secretarias de Educação, Segurança, Agricultura, 6º Bcom, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Pelotão Curumim, Guarda Civil Municipal e DMT.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor