Nos dias 16 e 18 de abril, os quartos anos das EMEF Aurélio Frare e Professor Agostino Brum vivenciaram um momento de leitura e brincadeira, que envolveu a mobilização e o exercício de produção poética. Intitulada “Pé de Poesia”, a ação nasceu da demanda de semear a prática da leitura de poesia, tendo em vista a tendência a priorizar o conto e a narrativa, no espaço escolar.
A atividade foi desenvolvida pela professora Marli Tasca Marangoni, juntamente com as crianças a partir da leitura da obra “Duas dúzias de coisinhas à toa que fazem a gente feliz”, de Otavio Roth. Na sequência, as crianças tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras poéticas e, para finalizar, a turma recebeu uma mudinha de alecrim, que simboliza a alegria e o tempero da poesia na nossa vida.
Além de sensibilizar os estudantes para a poesia e fomentar a prática da leitura, a ação busca instrumentalizar os leitores em formação para a leitura da poesia, destacando recursos como a sonoridade e a imagem. No dia 26 de abril, a EMEF Profª Liette Tesser Pozza acolherá a ação “Pé de Poesia”.
A ação integra o Projeto Leituras, desenvolvido pela Secretaria de Educação, desde 2014, com o objetivo de possibilitar vivências e discussões que problematizem a leitura, favorecendo a formação dos alunos como leitores e contribuindo para a qualificação do docente como leitor-mediador de textos utilitários e literários.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi