O evento gratuito acontece na Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro
No sábado, 17 de maio, às 19h30, a Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, em Bento Gonçalves, será palco do projeto “Grupo Alforria canta a São Miguel”. A iniciativa idealizada por Odorico Ribeiro visa contar a história da origem da Romaria de São Miguel e da chegada da imagem de São Miguel ao município de Passo Fundo, através de um espetáculo artístico-musical.
Aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com f inanciamento do Pró-Cultura e Governo do Estado, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto é gratuito e aberto à comunidade. Tem como objetivo resgatar e compartilhar com as novas gerações a trajetória de dois escravos passo-fundenses, Generoso e Isaías, que lutaram na Guerra do Paraguai em busca de liberdade.
Ao retornarem para casa, pai e filho encontraram a imagem de São Miguel em uma vala e a levaram até a localidade do Pinheiro Torto, em Passo Fundo, onde foi construída a Capela de São Miguel em homenagem ao santo — origem da tradicional romaria da cidade.
Desde sua fundação em 2011, o Grupo Alforria se dedica a transmitir a história às novas gerações e a valorizar a cultura negra na região. “Com o grupo Alforria, propus a ideia de reviver histórias não registradas, passadas de pai para filho desde o tempo da escravidão. Contamos a história da população negra e suas transformações sociais. Agora, vamos levar também essas memórias para além de Passo Fundo”, afirma Odorico Ribeiro.
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento