Proposta busca mapear artistas e fazedores de cultura da Zona Norte, além de qualificar setor com oficinas de empreendedorismo
Determinado a fortalecer a cena cultural da Zona Norte de Bento Gonçalves, o projeto Gesta: Cultura em Crescimento está promovendo um mapeamento dos trabalhadores da área da cultura desta região da cidade. Para tanto, estão abertas as inscrições a artistas e fazedores de cultura interessados na oportunidade de qualificação profissional. A ideia é promover um processo de reconhecimento e registro destes agentes no sentido de ter informações precisas que possam servir como um banco de dados sistematizado para qualificar ainda mais as ações culturais do setor.
O Gesta: Cultura em Crescimento já vem realizando uma série de oficinas com um primeiro grupo selecionado para participar de atividades formativas. Agora, este grupo vai fazer a seleção de 20 novos interessados em participar desta nova fase do projeto, que prevê oficinas sobre empreendedorismo cultural e economia criativa. Este novo grupo será selecionado justamente por quem já está participando das primeiras oficinas oferecidas pelo Gesta. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail do projeto (gestaculturalbg@gmail.com) ou pelo Instragram (@gestacultural). As pessoas selecionadas que cumprirem frequência mínima de 80% do curso receberão certificado e uma bolsa residência no valor de R$1.000,00 (um mil reais).
O Mapeamento Cultural servirá para identificar os diferentes trabalhadores, artistas e produtores presentes no ambiente cultural da Zona Norte de Bento Gonçalves. Depois desta ação, os dados ficarão à disposição da comunidade e do poder público como mais um recurso de fortalecimento e entendimento dos diferentes agentes em atividade nesta região do município, favorecendo ainda ao fortalecimento da rede de relações dos diferentes articuladores da economia criativa e possíveis implementações de políticas públicas.
Outra ação derivada do Mapeamento Cultural será a produção de um artigo científico, compartilhando as informações aos interessados e aos departamentos culturais do Estado e da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
O Gesta: Cultura em Crescimento é uma iniciativa da pesquisadora e doutora em História Cristine Tedesco; a atriz e pesquisadora Nina Picoli; a técnica em biblioteconomia Elisa Lentes; a especialista em marketing estratégico e formada em biblioteconomia Eunice Pigozzo; o b-boy e produtor cultural Pedro Festa; e o publicitário, produtor cultural, poeta e cineasta Rogério Rodrigues.
O projeto é desenvolvido com recursos do Edital Fac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Fonte: Carlinhos Santos Jornalismo Cultural
Foto: Nina Picoli
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor