Neste ano será ampliado o número de grupos atendidos, com um número maior de pacientes recebendo os cuidados
O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde (SMS), celebra os avanços e impactos positivos do Projeto Fisioterapia em Movimento, implementado em 2024. Com o objetivo de reduzir a fila de espera para fisioterapia geriátrica, o projeto foi realizado de forma itinerante, alcançando os bairros Progresso, São João, São Roque, Licorsul, Santa Marta, Jardim Glória e Aparecida.
Resultados de 2024
Durante o último ano, foram formados 18 grupos, totalizando 182 pacientes atendidos. O foco esteve na prevenção de complicações de saúde, através de sessões que trabalharam força, mobilidade e qualidade de vida dos participantes. Além das sessões presenciais, os pacientes receberam folders informativos com orientações detalhadas para manutenção dos exercícios em casa após o encerramento do ciclo de 10 encontros.
Continuidade do projeto em 2025
A continuidade do projeto está prevista para 5 de março, com a expansão do atendimento. Serão formados 24 grupos, sendo 9 voltados à população geriátrica e 15 atendendo à fila de espera de fisioterapia motora. “A meta é atender a demanda reprimida e proporcionar atendimentos mais rápidos e mantendo a excelente qualidade, levando o cuidado fisioterapêutico para mais perto das comunidades” destaca a coordenadora de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, Débora Bettú Grigolo.
Ainda conforme a profissional “neste momento estamos fazendo o levantamento dos dados apara avaliar os próximos bairros a serem contemplados e já fazendo o contato com a unidade de saúde e responsáveis da comunidade a fim de localizar o melhor local para os atendimentos dentro do próprio bairro”.
Somente nos primeiros grupos de 2025, o objetivo é alcançar cerca de 480 pessoas.
A expectativa, conforme a profissional, é que a cada dois meses novos grupos sejam iniciados, ampliando o alcance do projeto e garantindo que a rotatividade contemple todo o município. Além disso, os estagiários que possuem parceria com a Prefeitura darão suporte, aumentando a capacidade de atendimento. Os atendimentos serão realizados por um fisioterapeuta acompanhado por um estagiário do serviço, utilizando materiais profissionais específicos para grupos, disponibilizados pela coordenação de fisioterapia.
Metodologia de atendimentos
Antes do início de cada grupo, será realizado um dia dedicado às avaliações para gerenciar as patologias e formar os grupos. Cada ciclo contará com 10 sessões de atendimento. Além das atividades desenvolvidas durante os encontros, os pacientes receberão folders educativos com atividades para serem mantidas em casa e materiais específicos para cada patologia, reforçando a continuidade do tratamento.
Foco na Prevenção e Promoção de Saúde
O Projeto Fisioterapia em Movimento reflete o compromisso da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Fisioterapia em oferecer soluções eficazes e humanizadas para a população. Ao priorizar a prevenção e a educação em saúde, o projeto garante que os pacientes possam continuar os cuidados em casa, promovendo bem-estar a longo prazo.
A secretária de Saúde Daiane Piuco enfatiza que “sabemos que esse projeto já tem dado grande resultado junto à comunidade, ainda mais que tem somado junto à população idosa, que por vezes tanto necessita desse atendimento diferenciado. É válido ressaltar ainda que os atendimentos nos bairros facilitam a difundir os propósitos de ajuda ao próximo, e neste ano vamos abrir ainda mais o leque de atendimentos. Esse é o nosso objetivo, através do trabalho de equipes altamente qualificadas”.
Projeto Pipa Parade conta com exposição de pipas e barricas de vinho em diferentes localidades de Bento
NRF 2025 evidencia IA, pessoas e varejo físico
Secretaria de Desenvolvimento alerta sobre mensagens falsas de irregularidades de alvarás em Bento