A Comissão Organizadora da 38ª Feira do Livro esteve reunida com as equipes diretivas e supervisores pedagógicos no dia 14 de junho em Bento Gonçalves. Na ocasião, foram apresentados o projeto Feira do Livro, que engloba o(a) Escritor(a) na Escola! e Visita à Feira, e os 13 escritores que vão estar presentes durante o evento em 48 atividades divididas para os alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
As inscrições para o projeto se encerraram no dia 21 de junho, tendo uma adesão de 43 escolas e um total de 8695 alunos. Para a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Gautério, a adesão “é um sinal de comemoração, pois o nosso carro-chefe são os educandários. Temos essa missão de fomentar, de promover junto o acesso à literatura, de autores conhecidos e novos, estar de forma permanente, estimulando a leitura e disponibilizar para eles o máximo de aproveitamento que a Feira pode proporcionar”.
Os escritores que estarão presentes na 38ª Feira do Livro são Elaine Cavion, Eliandro Rocha, Elvio Gonçalves, Helô Bacichette, Marilia Pirillo, Milene Barazzetti, Anna Claudia Ramos, Manuel Filho, Pedro Guerra, Simone Saueressig, Daniel Galera, Iris Figueiredo e Ronald Augusto.
O escritor paulista Manuel Filho vai estar pela primeira vez em Bento Gonçalves na Feira do Livro. Ele tem uma vasta produção literária que contabiliza mais de 60 livros publicados, destaca-se “Prisioneiro na biblioteca” e “No coração da amazônia”. Manuel fala sobre a expectativa de participar do evento.
“Estou com a melhor das expectativas. Estou muito feliz e honrado com o convite. Eu sempre penso que se um livro fica em uma estante, ele é somente um objeto. Agora, nas mãos dos leitores, tudo muda: ele se transforma em uma fonte de memórias, imaginação, conhecimento… Desejo muito encontrar com todos os meus amigos e leitores a fim de trocar experiências sobre a literatura e histórias que gostamos”.
Eliandro Rocha é natural de Sapucaia do Sul. Ele é escritor, contador de histórias e formador de leitores. Tem mais de 10 livros publicados, entre eles “A ponte” e “Amigo secreto”. Rocha ressalta da oportunidade de estar participando da Feira. “Apoio todos os movimentos em prol da literatura. Sei da potencialidade do trabalho de Bento com relação aos livros. Minha expectativa é poder contribuir de forma significativa no processo de formação de leitores de Bento. Só gratidão!”.
Marilia Pirillo é porto-alegrense e especialista em literatura infantil e juvenil. É autora de “Analua”, “Tempo de brincar”, entre outros. Suas ilustrações estão presentes em mais de 90 obras. Esteve na Feira do Livro de Bento Gonçalves em 2013 e retorna para o evento 10 anos depois. A expectativa para o reencontro está sendo grande.“Estou ansiosa para encontrar as crianças para conversarmos sobre livros. O ofício da escrita e da ilustração, faço os dois, é muito solitário, por isso esses encontros, ricos em trocas, são muito importantes e estimulantes para mim”.
Intitulado Feira do Livro, o projeto contempla as atividades “Escritor(a) na Escola!” e “Visita à Feira”.
Escritor(a) na Escola!
O escritor irá visitar os alunos, se fazendo presente dentro do ambiente escolar, possibilitando uma interação mais íntima e significativa para todos os envolvidos, além disso, o educandário vai receber dois livros do autor selecionado para a biblioteca escolar e a realização de atividades dentro da sala de aula, assim, quando o(a) Escritor(a) estiver na escola, já existirá uma proximidade dos alunos com as suas obras.
“Visita à Feira”
As escolas poderão realizar um agendamento para visitar o espaço da 38ª Feira do Livro na Via Del Vino, onde poderão prestigiar uma atividade cultural no Palco da Feira, além de poder, circular pelo espaço, visitar os livreiros e realizar a compra de obras literárias.
Para mais informações, acompanhe as informações também no Instagram da 38ª Feira do Livro https://instagram.com/feiradolivrobento?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
A 38ª Feira do Livro ocorre de 04 a 15 de outubro, na Via Del Vino, e é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor