Projeto Faça Bonito combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

O projeto Faça Bonito Bento Gonçalves foi lançado na manhã desta quarta-feira, 3, na Fundação Casa das Artes. A concepção destaca a data 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei 9.970/2000.

Em Bento Gonçalves, o Projeto consiste em promover atividades no ano de 2017, com ênfase em maio, no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, através de um trabalho articulado com a rede de atendimento, considerando as reflexões, discussões, avaliações e sugestões deliberadas nas reuniões da rede, realizadas no decorrer do ano passado.

O secretário Municipal de Habitação e Assistência Social, Márcio Pilotti, destacou que a missão da sociedade é fazer bonito em proteção e cuidado com as crianças e adolescentes. “A proposta do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a partir da luta e defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a elas o direito ao desenvolvimento sexual de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração. Contamos com todos os setores  da comunidade, pois o problema da violência contra as nossas crianças, é um problema social”, salienta em seu pronunciamento.

A Promotoria da Infância e da Juventude abraça a causa do projeto “Faça Bonito Bento Gonçalves”. O promotor Élcio Resmini Meneses afirma que “sem projetos, não constituímos nada em favor do público infanto-juvenil. Infelizmente temos que nos lembrar de dias, porque algo de ruim aconteceu na sociedade. Que fique, então, em nossa memória a data de hoje, como o momento em que a sociedade bento-gonçalvense e a rede de proteção se mobiliza em favor das nossas preciosidades do futuro. É isso que o Ministério Público pretende quando se associa a estes momentos, é estar falando daquilo que é construção de uma caminhada diferente para nossas crianças e adolescentes”.

Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender, cabe o papel pedagógico da orientação e acolhida. “Se esquecer é permitir, lembrar é combater. E a maior forma de combate a violência contra crianças e adolescentes é a conscientização da comunidade em geral de que esse mal existe e está presente no dia a dia de muitos lares”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto.

 

Para o prefeito Guilherme Pasin os fatos relatados em denúncia não devem ser considerados como algo normal. “Para alguns pode não confortar o tema que nos reúne hoje, mas passou o tempo de agirmos dessa forma, aquele tempo em que virarmos as costas para o problema fez com que chegássemos aos dias de hoje em casos extremados de vítimas reais. O Brasil hoje é aquele em que o cidadão entende que faz parte dessa nação e a responsabilidade é dele por escolher bem ou mal, por agir ou por se omitir. Esse é um processo que emana a todos em um objetivo comum”, enfatiza.

 

A campanha Faça Bonito tem como símbolo uma flor, lembrança dos desenhos da primeira infância, também associada à fragilidade de uma criança. Simbolizando o início da campanha, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Programa AABB Comunidade efetuaram a entrega de uma flor às autoridades participantes do evento.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: Diego Franzen

error: Conteúdo Protegido