Projeto Eu me importo, realizado por Pathi Trindade, está na sua 2ª edição em Bento Gonçalves

Iniciou recentemente mais uma edição do projeto “Eu me importo: Experiências e vivências para educação especial”, ministrado pela professora Pathi Trindade, Vice da tarde da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline e Professora de inclusão escolar.

Confira abaixo informações e fotos do projeto

O projeto Eu me importo: Experiências e vivências para educação especial, é uma ação que se conecta com os objetivos do novo formato de atendimentos do Serviço de atendimentos Educacionais Especializados (SAEE). O objetivo em continuar desenvolvendo esta proposta é a participação ativa na vida do educando, em companhia de seus familiares, colegas e amigos através de atividades que proporcionem uma integração com sua escola.

A busca pela verdadeira inclusão escolar não é um fato atual, já foram muitos os erros e acertos nesta área da educação brasileira. Pensando sempre em melhorar a vida do aluno especial, este projeto vem com a temática de levar o educando além da sala de aula. Desenvolvendo várias habilidades sociais, acadêmicas, da vida diária, atividade física, linguagens; promovendo um processo inclusivo em suas localidades.

Este projeto abrangerá vários alunos especiais das escolas do bairro São João. São estas EMEF DR Tancredo de Almeida Neves, EMEF Aurélio Frare e EMEI Recanto Alviazul, todas escolas pertencentes aos atendimentos do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) da rede municipal da cidade de Bento Gonçalves do território Tancredo.

Neste ano de 2024 foi realizado algumas mudanças necessárias e construtivas para melhoria do projeto, além do nome que mudou, incluímos um público novo para uma melhor integração. Convidamos uma turma da escola EME DR Tancredo de Almeida Neves para ser “madrinha” dos alunos especiais participantes do projeto, conscientizando-os a respeito da inclusão escolar, na arrecadação de recursos, na compra de materiais pedagógicos para uso dos alunos e na integração nas atividades oferecidas.

Temos também a ajuda do professor de Educação Física Giovani, da professora de matemática Renata e da orientadora escolar Vera na parte da coordenação e nas escolhas das atividades esportivas, formando assim um time multidisciplinar. Incluímos mais lugares de visitação e mais áreas esportivas, gerando novas parcerias relacionadas ao esporte da nossa cidade.

Objetivos
● Conhecer diferentes locais e lugares que cercam nossa comunidade;
● Oportunizar momentos e situações para o desenvolvimento da autonomia e independência;
● Aprimorar a organização dentro de diferentes espaços;
● Desenvolver habilidades nas tarefas simples;
● Desenvolver habilidades de equilíbrio, motricidade e coordenação motora;
● Interagir com outras pessoas;
● Incentivar a comunicação de todas as formas;
● Promover momentos de interação social;
● Conscientizar demais alunos da escola a respeito da inclusão;
● Promover momentos de interação social.

Metodologia

O planejamento deste projeto iniciou no começo do ano com uma parceria de quatro profissionais da escola que juntaram ideias para desenvolver ainda mais a inclusão nas escolas através do esporte. Foi escolhida assim uma turma de formandos, turma 91 que com seu perfil acolhedor se encaixou de forma positiva na elaboração do projeto.

A turma teve aulas de conscientização sobre inclusão e desenvolveu juntamento com a professora Renata de matemática, o logo, o nome e ideias de arrecadação de fundos. Realizaram nos meses de maio e junho a venda de sachês perfumados na escola e o dinheiro arrecado foi destinado a compras de recursos e materiais pedagógicos que são até hoje utilizados pelos professores com os alunos especiais.

Nos meses recorrentes foi feito parcerias com lugares e instituições em busca de oferecer aos alunos envolvidos no projeto, possibilidades de vivências e experiências, praticando modalidades de esportes que não se tem na escola regular. Assim neste ano teremos visitação no Aeroclube, Clube Esportivo, Parque de aventura Gasper, Clube Farrapos, Capoeira e futebol de areia no Hangar. Atividades estas desenvolvidas no mês de agosto com o transporte gratuito oferecido pela Secretaria da Educação.

Atividades esportivas:
* 13/08= CAPOEIRA
Turno da manhã nas dependências da escola
* 14/08= GASPER
Turno da tarde, precisamos de transporte
* 15/08= CLUBE ESPORTIVO
Turno da tarde
* 27/08= Clube Farrapos
Turno da tarde, precisamos de transporte
* 28/08= AEROCLUBE
Turno da tarde, precisamos de transporte
* 29/08= HANGAR
Turno da manhã

error: Conteúdo Protegido