O incentivo aos agricultores e o meio rural é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). Com esse viés, neste ano iniciou o projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras.
O projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas, desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS. O plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município iniciou em agosto, e o projeto conta atualmente com 29 agricultores inscritos. Desde então já foram realizados, pelo menos, 28 terraplanagens nos quatro distritos que circundam o município.
O agricultor Mauro Morandi, morador do distrito de São Pedro comentou sobre a importância do projeto.
“É um belo projeto da Prefeitura e tem sido importante para toda a nossa família. Esse incentivo ajuda muito, e tem feito a diferença também porque ajudou a fazer com que meu filho ficasse trabalhando conosco na agricultura. Nós estamos trabalhando bastante para ter um bom futuro, fazendo uma uva e um vinho melhor”.
A Casa Zottis- Vinhos e Uvas está plantando 2.200 mudas em uma área de 0,6 hectares. O Sócio-proprietário Juliano Zottis comentou sobre o projeto e os planos para a vinícola.
“Para nós é de extrema importância esse incentivo da Prefeitura porque as plantas estão num crescimento muito bom. A ideia é em 2023 fortalecer e estruturar a planta, e em 2024 colher alguns frutos. Estamos tendo bastante cuidado com a adubação para manter as mudas com qualidade. Em 2024 vamos começar a elaborar os primeiros vinhos”.
O secretário de Agricultura Volnei Christófoli comentou sobre o andamento do projeto.
“Nos orgulha muito estar trabalhando num projeto que gerou grande engajamento entre as comunidades do interior e que apostaram no cultivo das espaldeiras. Certamente num futuro próximo seremos agraciados com vinhos de extrema qualidade”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/Juliano Zottis
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21