Uma ideia, criatividade e sustentabilidade foram as palavras-chave de uma ação que envolveu a EMTI São Roque e a EMI Paulo Freire, em Bento Gonçalves. A disciplina da EMTI, “Educação para o pensar”, ministrada pela professora Andrea Pedroso, que tem como objetivo de dar oportunidade para as crianças descobrirem suas capacidades e serem protagonistas do seu processo de ensino aprendizado. Saberem o porquê aprender e como utilizar esses ensinamentos no seu dia a dia, como consequência permitir que eles se desenvolvam em todos os aspectos: intelectual, emocional e social.
Em uma atividade proposta pela professora, puderam refletir sobre a importância de consertar uma roupa sem ter que comprar uma nova, descobrindo quais os benefícios para a natureza, consequentemente diminuindo o consumismo. Assim, os alunos tiveram aula de costura.
“Essa vivência possibilitou prepará-los para a vida, de forma que consigam ler e interpretar os problemas cotidianos, identificando os próprios pensamentos e sentimentos, para que se sintam parte de um mundo que eles ajudarão a construir e conservar, da melhor maneira possível”, destaca Andrea.
Contando com a parceria da EMI Paulo Freire, eles reaproveitaram as bonecas que já estavam em desuso por não possuírem roupinhas. Os alunos da turma 23 da EMTI São Roque desenharam e costuraram as roupas. É válido salientar que os tecidos utilizados na atividade também foram reaproveitados.
“As crianças foram as protagonistas, elaborando moldes para depois passar para os tecidos, recortando e finalizando com a costura. Para a entrega a turma preparou um teatro onde cada criança participou de alguma forma: alguns leram, outros foram os personagens. A turma ficou entusiasmada e orgulhosa por poder realizar essa ação”, enfatiza Andrea.
Após a confecção das roupas, os alunos da EMTI fizeram a entrega das bonecas vestidas para a EMI nesta quinta-feira (16) que as emprestou. Na ocasião, aproveitaram para realizar a contação da história do Sítio do Pica-Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato.
A diretora da EMI Paulo Freire, Valdiandra Michelin, destaca a importância “de um trabalho interdisciplinar entre as escolas municipais, pois dessa forma unimos os projetos e os meios para torná-lo viável. Além de proporcionar às crianças uma interação enriquecedora, trabalhando a questão sustentável, muito ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS”.
A diretora da EMTI São Roque, Andreza Peruzzo, destaca que “ações como essa só engrandecem o trabalho pedagógico realizado nas escolas. Acredito que as escolas precisam, cada vez mais, se abrir para realizar atividades de intercâmbio. A troca, o convívio, a interação entre os alunos e professores são um ganho para todos os envolvidos no processo. A educação é um fazer de muitas mãos. O dia de hoje foi fantástico para os alunos, saíram da escola felizes”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura /
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves