Ao longo do ano foram oferecidas oficinas de Canto, com Cláudia Marchiorio e Samuel Pedrotti, de Dressa e de Histórias e Saberes, com Sandro Giordani. E no próximo dia 11 de dezembro ocorre na Comunidade das Neves/Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, a partir das 16h, a Oficina de Biscoitos Natalinos, apresentação de Dressa e o encontro de Corais e Cantorias. Alguns produtos de dressa estarão à venda no local.
As oficinas do projeto Eco dos Vinhedos deram continuidade ao trabalho proposto pelo Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos/Circolo Trentino.
A oficina de cantoria resgatou cantos antigos, geralmente alegres e de linguajar relativamente vulgar, que mais alegram os participantes. Já a oficina de dressa trabalhou os pontos tradicionais e diversos outros já esquecidos na região, bem como, alguns nunca antes praticados, tendo sido pesquisado pelo oficineiro que organizou um material adequado para a execução da mesma. Assim, muitos pontos e técnicas esquecidas foram estudadas em vídeos da Itália, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia de forma a constituir um rico acervo para a prática do artesanato em palha de trigo.
A oficina de Histórias e Saberes abordou a história da imigração com visitação a igreja do vinho, espaço de antiguidades do Ponto de Cultura, estudo de fotos e documentos antigos, livros e periódicos do acervo local, bem como a história propagada nos documentários La Nostra Vera Lengoa Madre e Memórias do Vale dos Vinhedos.
Conforme o proponente, Sandro Giordani, o projeto objetivou “manter e propagar alguns dos saberes e fazeres do imigrante italiano, em especial a cantoria, a Dressa, nossas histórias e saberes. As oficinas contempladas com financiamento do Fundo Municipal de Cultura mantiveram por diversos meses as oficinas de cantoria e dressa que se destacaram das demais pelo grande envolvimento dos participantes e no caso da dressa pelo resgate inédito de diversos pontos já esquecidos ou em desuso em nossa região”.
Ainda, Giordani ressalta sobre a continuidade do processo de transmissão de saberes materiais e imateriais por meio do reconhecimento como patrimônio histórico.
“A dressa, jogo da mora, vime, cantoria, gastronomia típica entre outras ações são necessárias e devem ser protegidas, em especial pelo reconhecimento inédito ocorrido no dia 01/12/2022 com a edição da Lei Estadual 15.898 que ‘Reconhece como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul os saberes tradicionais, o acervo de receitas e as práticas alimentares, que constituem a história e a cultura gastronômica italiana do imigrante’”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares coloca que o projeto promove uma ponte para que o conhecimento não se perca.
“É preciso ter essa atenção para as dimensões simbólicas e cidadãs das culturas. Neste aspecto, o projeto Eco dos Vinhedos desenvolve experiências que possibilitam um contato maior com o legado dos imigrantes italianos. E isso expressa um compromisso de poder dar continuidade à preservação dos saberes tradicionais”.
Serviço
O que: encerramento do projeto cultural Eco dos Vinhedos
Quando: 11 de dezembro
Horário
16:00 – Oficina de biscoitos natalinos
18:00 – Apresentação de artesanato da Oficina de Dressa
20:00 – Encontro de Corais e Cantorias com participação do grupo da oficina do projeto Eco dos Vinhedos. Atividade coordenada pelo Coral do Vale dos Vinhedos
Local: Comunidade das Neves / Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Projeto Eco dos Vinhedos
(KPJ)
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)