O Hospital Tacchini de Bento Gonçalves quer ampliar os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A afirmação é do superintendente executivo, Hilton Mâncio, em entrevista para Rádio Difusora 890.
Atualmente a instituição possui 20 leitos de UTI, 13 através do SUS (Sistema Único de Saúde), e sete particulares. Cada leito custa R$ 1,6 mil por dia para o Hospital, sendo que pelo SUS, metade do valor é dividido entre a União e o Governo do Estado.
“Nós temos o projeto de ampliação para mais dez leitos, mas tivemos que segurar no último ano em virtude da escassez de recursos”, afirmou. O foco do Tacchini é colocar em prática esta ampliação em no máximo mais um ano, conforme a disponibilidade financeira.
Muitas vezes o paciente está na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e necessita de um leito via SUS no Tacchini na UTI, o que é definido por uma Central Reguladora do Estado. “Bento Gonçalves precisa pedir a Central onde colocar o paciente, se é no Tacchini ou em outro lugar”, acrescentou Hilton.
Já ocorreu, por exemplo, dos leitos estarem todos ocupados e o Estado sugerir o encaminhamento de paciente para outros municípios. Mais recentemente, o serviço aeromédico local interferiu para transferência imediata.
No inverno deste ano o Tacchini chegou a acomodar 16 pacientes pelo SUS. “E as pessoas do Plano de Saúde como ficam no contexto? O Tacchini tem uma Rede de Atendimento, temos leitos no Tacchini e se tiver dificuldade tenho leito em Caxias, Porto Alegre, em outros municípios, extremamente qualificados. É muito raro acontecer”, afirmou.
Em época de escassez de recursos, o Tacchini ainda enfrentou dificuldades pelo não pagamento de valores do Estado destinado ao convênio via SUS para sua UTI. “Depois da iniciativa do Município de acionar juridicamente o Estado, se conseguiu avançar bastante e estamos praticamente em dia”, comema Hilton.
Os esforços dão-se neste momento no não atraso de remunerações aos médicos, funcionários e fornecedores para manutenção do serviço. “Vamos continuar com a nossa estrutura e garantimos a busca de recursos para ampliações de leitos”, finalizou.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves