Projeto do Bento+20 e da ADRH vai preparar estudantes para o mercado de trabalho

Iniciativa terá financiamento do Fundo Social Sicredi e atingirá mais de 400 alunos

Com recursos viabilizados pelo Fundo Social da Sicredi Serrana, o Bento+20 e a Associação de Recursos Humanos de Bento Gonçalves (ADRH-BG) promoverão a capacitação de mais de 400 alunos para o ingresso ao mercado de trabalho. O projeto intitulado “Além da Escola” envolverá estudantes do ensino médio de escolas estaduais.

A proposta pretende levar às novas gerações conhecimento sobre o mercado de trabalho do município, auxiliando os jovens a estarem cientes da realidade local e a prospectarem perspectivas reais para o seu futuro dentro da própria cidade. Além de conhecerem mais sobre a matriz econômica de Bento Gonçalves, eles receberão esclarecimentos a respeito de segmentos de atuação, profissões em alta, áreas com maior empregabilidade, requisitos de entrada e possibilidades de crescimento.

O projeto desenvolvido em parceria entre a ADRH e a Câmara Técnica de Educação do Bento+20 ocorrerá no mesmo turno de ensino dos jovens. Ao todo, estão previstos quatro encontros, com duração de uma hora e meia cada. As lições, ainda, pretendem promover o autoconhecimento e o planejamento pessoal; orientar sobre formas de ingresso no mercado formal; capacitar os participantes para a elaboração de currículo e entrevistas de emprego; estimular o uso consciente das redes sociais; e trabalhar noções de etiqueta profissional. Como suporte, cada estudante receberá uma apostila com os temas abordados em sala e atividades para serem desenvolvidas entre os encontros.

Com tudo isso, o projeto não apenas ajudará os participantes a identificarem interesses, habilidades e motivações e a terem uma inserção mais madura e responsável no ambiente de trabalho, como também fortalecerá a autoestima e o senso de pertencimento dos estudantes e contribuirá para a redução da evasão escolar. “É importante que, diante de tantas transformações ocorridas na sociedade nos últimos anos, estejamos juntos com a nova geração, de modo a entendê-la e apoiá-la. Hoje, contratar pessoas é um dos grandes gargalos das empresas não só daqui como de toda região. Com esse projeto, pretendemos reduzir esse empecilho, pensando no futuro das empresas e dos novos trabalhadores, retendo nossos talentos e contribuindo para o contínuo desenvolvimento da cidade”, diz o presidente do Bento+20, Roberto Meggiolaro Junior.

Para a presidente da Associação dos Dirigentes de Recursos Humanos de Bento Gonçalves (ADRH BG), Aline Zan, o projeto agrega importantes contribuições. “Em um cenário onde a mão de obra qualificada esta cada vez mais escassa, a evasão escolar está aumentando e os jovens tem dificuldade em escolherem um direcionamento profissional que lhes traga retorno, o projeto chega para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional destes jovens. Projetos como esse são fundamentais para criarmos uma sociedade mais empreendedora e preparada para os desafios do mercado de trabalho. Aos apresentarmos possibilidades reais de trabalho, trazemos os jovens para a realidade e os preparamos para isso”, diz.

O projeto foi contemplado na edição 2025 do Fundo Social da Sicredi Serrana RS/ES, que objetiva apoiar projetos sociais locais que geram impacto positivo e coletivo.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Gabriel Stella

error: Conteúdo Protegido