O projeto “Pacificação nas escolas: Um olhar restaurativo do Ministério Público do Rio Grande do Sul” foi reconhecido com o 3º lugar no Prêmio CNMP 2019, categoria Transformação Social, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 22, na abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.
Concebido em Bento Gonçalves, em 2017, e replicado para outros 85 municípios gaúchos, o projeto desenvolve a formação de educadores com objetivo de sensibilizar para a utilização de metodologias de práticas restaurativas nas escolas da rede pública com vistas à pacificação social, fortalecimento de vínculos e diminuição da violência.
“Recebemos este Prêmio com grande satisfação, pois está alinhado às estratégias do MP gaúcho, que é uma aproximação com a comunidade com ações preventivas e que resultem em transformação social”, declarou o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Sérgio Hiane Harris, que representou o MPRS na premiação, juntamente com o promotor de Justiça de Bento Gonçalves Élcio Resmini Meneses, coordenador do projeto.
Resmini afirmou que participar do Prêmio, com outras 1.029 iniciativas de todo o país, foi um aprendizado de que os MPs brasileiros são feitos de forma coletiva, assim como o projeto Pacificação nas Escolas, que conta com o envolvimento dos promotores de Justiça e colegas das Comarcas onde é apresentado e grande ingerência dos educadores. “Estamos muito felizes pela premiação do CNMP, mas também pelo prêmio que é ver o quanto frutifica um trabalho que é da instituição do Ministério Público do Rio Grande do Sul”, salientou o promotor.
No mês de abril, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) enviou uma comitiva ao Estado para conhecer a metodologia da Justiça Restaurativa aplicada pelo projeto e seu impacto no cotidiano das comunidades.
Fonte: MP/RS
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha