O esporte transforma vidas, possibilita novos horizontes e é considerado uma das mais importantes ferramentas de inclusão social. Pensando em proporcionar oportunidades de crescimento e de auxiliar na formação do cidadão, o Projeto Desafios tem sido fundamental nesse quesito. Com apoio e recursos advindos da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), atende atualmente cerca de 70 crianças no Ginásio de Esportes do bairro Ouro Verde. No local são oferecidos treinamentos no contraturno escolar e com supervisão de dois professores da área. Na manhã desta quinta-feira, 10, o Prefeito Diogo Siqueira, o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Eduardo Viríssimo, e o adjunto Fabiano Martins, estiveram visitando o local.
O professor de Educação Física e Coordenador do projeto, Nei Edson Moura Ribeiro, destacou sobre a importância das atividades. “Estamos implantando um treinamento padrão. E sempre falo que o objetivo não é ser campeão, e sim atender as crianças que precisam e que não tem recurso. Graças a Prefeitura conseguimos fazer esse projeto acontecer”.
Maria Andreoli de Farias é vó e tem o hábito de acompanhar o neto de 8 anos nos treinamentos. “Eu gosto de vir acompanhar ele, porque eu sei que se sente mais seguro e eu também fico feliz de ver o meu neto jogando futebol com os amiguinhos. Com certeza é um tempo que é compensado. É muito gratificante, e eu fico ainda mais contente vendo que ele está num local seguro e fazendo esporte”.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Viríssimo, destacou sobre o projeto atender crianças em situação de vulnerabilidade social. “É com muita alegria e comprometimento de nossas equipes que ajudamos essas crianças e jovens do projeto. Sempre pensamos e imaginamos que no futuro eles poderão ser exemplos para outros jovens, e alguns deles até mesmo se tornarem atletas profissionais. É muito gratificante acompanhar esse processo todo”.
O Prefeito também destacou sobre a importância do esporte na vida das crianças. “A criança que aqui vem treinar está com colegas, amigos, professores, aprendendo a jogar futebol, e acima de tudo e o mais importante, se formando cidadão. É muito bacana ver os pais e avós acompanhando essa meninada nos treinamentos, celebrando esse tempo juntos. Esse é um projeto que faz a diferença na vida dessas famílias”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação
(RM)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves