A terceira fase do projeto de eficiência enérgica, que contempla instalação de lâmpadas de LED em pontos do município, está em fase final. A proposta, desenvolvida pelas secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) e de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), foi contemplada por uma chamada pública da RGE no ano passado.
As etapas anteriores compreenderam a troca da iluminação externa da Praça CEU e das luminárias da quadra e das arquibancadas do Ginásio Municipal de Esportes, que passou a atender ao padrão da FIFA para eventos esportivos classe II. Nos locais, a economia no consumo mensal de energia supera os 50%.
O último passo, que está sendo executado, contempla a substituição de cerca de 400 lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED em um trecho de 8,5 km, que compreende os bairros Santo Antão (divisa com Tamandaré) e São Roque (próximo ao 6º Batalhão de Comunicações).
Até o momento, já foi concluída a instalação das lâmpadas de LED nas ruas Nelson Carraro, 10 de Novembro, Guilherme Fasolo, Fortaleza e Avenida Osvaldo Aranha. Nesta semana, as equipes trabalham na finalização dos serviços na Avenida São Roque.
A estimativa é que o projeto gere uma economia de cerca de R$ 140 mil/ano aos cofres públicos. “Com as lâmpadas de LED, além de reduzir os custos com energia e com manutenção, temos um ganho em luminosidade. Como consequência disso, temos uma maior sensação de segurança e qualidade de vida para a população”, destaca o secretário interino de Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita.
A iniciativa também abrange a troca dos braços metálicos que sustentam as lâmpadas, para gerar mais luminosidade. No caso das vias públicas, a redução do consumo de energia será de cerca de 40%.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SEGIMU
Alunos da EMEF Anselmo Luigi Picolli, em Bento, apresentam projeto ecológico no Inova Bento
Missa no Santuário de Caravaggio marca o envio da equipe de coordenação da Região Pastoral de Farroupilha
Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil