No 39° Congresso de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul foi entregue o 3° Prêmio Boas Práticas FAMURS, ao todo, 374 projetos, de 178 prefeituras concorreram em 10 categorias. A premiação foi dividida em primeiro, segundo e terceiro lugar.
O projeto ‘SEFIN 4.0’ foi o grande ganhador na categoria Fazenda, ele propiciou o aumento da receita para o município através de estratégias inovadoras voltadas à fiscalização, como explica o Secretário Municipal de Finanças Benami Spilki:
“Na verdade, quando fizemos a inscrição nem sabíamos se o projeto seria aceito, pois não é um projeto que foi executado e finalizado, mas sim o resultado de cinco anos de trabalho da secretaria e da administração como um todo. Basicamente o que fizemos foi aumentar o trabalho de fiscalização exigido para que Farroupilha alcance maiores índices na divisão de recursos entre os municípios e assim garanta mais receita para o município. É um trabalho constante, que exige dedicação de todos os colaboradores da secretaria, e independe da arrecadação do município. Ou seja, sem mexer em nenhuma conta, sem aumentar nenhuma cobrança, aumentamos em 10% os recursos do município, modificando apenas o trabalho interno da secretaria.”
Projeto para Agricultura é reconhecido
Farroupilha recebeu ainda homenagem com uma placa comemorativa pelo segundo lugar em Agricultura, com o ‘Programa de Formação Técnica em Inovação no Agronegócio’, proporcionou a 5 jovens agricultores farroupilhenses o aprendizado de novas técnicas e habilidades da produção, processamento e comercialização das culturas agrícolas da uva e do kiwi, por meio de intercâmbio, através do gemellaggio na cidade de Latina (Itália), incentivando inclusive, a permanência do homem no campo.
“Esses jovens que nós mandamos para a Itália voltaram com um conhecimento novo muito forte, que vai ajudar que estas famílias se mantenham no campo e além disso, no projeto houve uma preocupação de passar esse conhecimento para outros agricultores do município, que podem agora aumentar a sua produção de kiwi. E já estão tendo resultados os jovens que foram pra lá, com uma colheita esse ano 10 vezes maior do que as anteriores. Isso é bom para a agricultura, para a economia e para se manter a nossa cultura.” Comenta o Secretário de Desenvolvimento Rural Fernando Silvestrin.
Farroupilha foi uma das 4 cidades indicada em duas categorias, assim como Cachoeirinha, Carlos Barbosa e Esteio. Ainda foram finalistas os municípios de André da Rocha, Bento Gonçalves, Camargo, Canoas, Charrua, Constantina, Dom Pedrito, Doutor Ricardo Espumoso, Garibaldi, Marau, Morro Reuter, Nova petrópolis, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Porto Vera Cruz, Restinga Seca, São Sepé, Sapucaia do Sul, Seberi, Tapera e Três Palmeiras.
Fonte: Prefeitura de Farroupilha
Campus-Sede da UCS sedia Simpósio Serrano de Meliponicultura neste final de semana
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday