Foi realizada no Gabinete da Direção-geral do IFRS Campus Bento, uma reunião com as empresas que irão executar o projeto de Eficiência Energética aprovado em 2019, em parceria com o Campus Canoas.
Participaram da reunião o engenheiro Cristian Sippel, Coordenador do Programa de Eficiência Energética da CPFL/RGE. Júlio Moisés da Silva, Coordenador de Infraestrutura do Campus Canoas; o engenheiro Cleison Turchetti da empresa Efall. Nadio Pivatto da empresa InstalWatt; Édio Fontana, Diretor de Administração Substituto do Campus Bento Gonçalves, Marcos Dalmolin, Coordenador de Infra-estrutura do Campus, e Soeni Bellé, Diretora-geral.
O objetivo da reunião foi organizar os trabalhos, que terão início com a substituição das lâmpadas do campus. Todas serão substituídas por lâmpadas LED, que possuem maior eficiência energética e maior durabilidade. As lâmpadas serão instaladas em todos os prédios de salas de aula e administrativo, Ginásio de Esportes e áreas externas, que além de reduzir os custos com energia elétrica, irá contribuir para a segurança de toda comunidade acadêmica.
Devido ao recentes acontecimentos na China, a instalação das placas fotovoltaicas pode sofrer algum atraso, pois depende de materiais oriundos daquele país.
O que é o projeto de Eficiência Energética?
O campus Bento Gonçalves foi contemplado em um projeto de Eficiência Energética, projeto aprovado na Chamada Pública NP/PEE-CPFLENERGIA_001/2019, em parceria com o campus Canoas, também do IFRS. Com a aprovação do projeto, serão instaladas 1262 lâmpadas LED, o que possibilitará a substituição de todas as lâmpadas do campus, tanto internas quanto externas. Além disso, serão instalados 116 painéis solares fotovoltaicos, que gerarão energia e auxiliarão na redução da conta mensal do campus com energia elétrica.
Estima-se que apenas a instalação dos painéis permitirá uma redução de 15% na demanda atual de energia elétrica consumida na sede do campus. O valor total da proposta aprovada, com recursos destinados pela RGE, a fundo perdido, foi de R$ 793.101,00 sendo a maior parte investida no campus Bento Gonçalves. No campus Canoas serão instalados 72 painéis solares. No mês de outubro será assinado o contrato com a CPFL, que dará andamento ao processo licitatório para contratação da empresa que fará o recolhimento das lâmpadas antigas e a instalação das LEDs e dos painéis solares.
A concretização deste projeto vem ao encontro de políticas de sustentabilidade e de eficiência na gestão dos recursos públicos. Em 2018, para entendermos como o gasto com energia é parte importante do orçamento, o campus Bento Gonçalves gastou R$ 312.262,41 com energia elétrica na sede e na Estação Experimental de Tuiuty. Agora que o projeto está aprovado teremos uma melhora significativa na iluminação externa e na redução da conta mensal. A Direção do campus Bento Gonçalves agradece à equipe do campus Canoas pela parceria na submissão deste projeto. Ações como esta, especialmente em momentos de restrição orçamentária, fortalecem nossa instituição.
Fonte: IFRS
‘Memórias Bordadas’ chega ao Museu do Imigrante
Inteligência emocional como ferramenta para conquistar clientes é tema de palestra na CDL-BG
Estudantes da EMEF Egídio Fabris, em Bento, participam do Projeto Trilhas