Projeto da Rota dos Capitéis avança na Assembleia Legislativa

O Projeto de Lei 59/2025, de autoria do deputado Guilherme Pasin, que institui o roteiro turístico regional “Rota dos Capitéis” no Rio Grande do Sul, deu mais um passo importante nesta terça-feira (12). A proposta foi aprovada, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

A iniciativa busca valorizar e preservar o patrimônio religioso, cultural e histórico deixado pela imigração italiana na Serra Gaúcha, conectando dez municípios em um roteiro que reúne igrejas, capelas, grutas e capitéis, muitos deles com mais de um século de história. “A criação da Rota dos Capitéis fortalece o turismo religioso e cultural, integra o calendário dos 150 anos da imigração italiana e é fundamental para manter viva a história e a fé que moldaram a identidade da nossa região”, destacou o deputado Guilherme Pasin.

O roteiro será formado por Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O percurso é composto de vários micro roteiros, interligados a uma rota principal, que os turistas poderão percorrer de carro, a pé ou de bicicleta. Ao todo, são 10 roteiros de cicloturismo e 15 roteiros de caminhada, enveredados por trilhas, passando por cerca de 500 templos.

Com a aprovação na CCJ, o PL segue na Assembleia Legislativa em tramitação conclusiva, restando análise pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo (CEDST).

Fonte e foto: Assessoria Parlamentar

 

error: Conteúdo Protegido