Em outubro, os alunos do 1° ao 5° ano das escolas do Município serão agraciados com a peça teatral “Lixo à vista! Uma aventura pirata!”, integrante do projeto cultural “Terra à Vista”, ofertada pelo Ministério da Cultura e Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos. O acesso é gratuito, possibilitando que todos os interessados participem, assim como, diferentes faixas etárias (crianças, jovens e adultos).
A principal abordagem do espetáculo refere-se ao lixo e todas as consequências que ele pode trazer ao meio ambiente. O espetáculo tem 1h e 10min e em seus primeiros 35 minutos apresenta uma abordagem lúdica inspirada no universo pirata. Este contato inicial propicia ao público infantil uma cumplicidade e um maior interesse das crianças pelo enredo que se desenvolve. Passado este primeiro momento, os personagens entram no universo do lixo, da reciclagem e da poluição. Desta forma, o público envolve-se ao enredo do espetáculo.
Escolas interessadas em participar devem se inscrever na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Setor de Educação Ambiental, através do telefone 3055-7214.
O Planejamento é da D. Marin Planejamento Cultural, a produção da Armazém Cultura e Entretenimento, o patrocínio é da CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos e a realização do Ministério da Cultura.
Serviço
Data: 5 de outubro, quinta-feira
Horário: 14h30
Local: ABCTG
Evento gratuito. Transporte fica a cargo de cada escola
Sinopse
Os irmãos Miguel, Manuela e Mateus precisam tomar uma difícil decisão: vender ou não a casa dos avós. Antes de decidirem eles retornam ao sótão da casa para viverem uma última aventura. Ao encontrarem um mapa que haviam feito e escondido em um baú, ainda quando crianças, eles resolvem seguir o mapa para ver como o caminho indicado pelos “piratas” estava depois de tantos anos. Porém, os irmãos se deparam com uma triste realidade: lixo à vista!
Projeto cultural “Terra à Vista”
O projeto leva o espetáculo a diferentes cidades do Brasil. São apresentações itinerantes, que ocorrem em ginásios, auditórios, teatros, praças ou escolas cedidos pelas prefeituras.
A atração teve sua estreia em abril de 2015. Desde então, já realizou mais de 90 apresentações. As apresentações aconteceram no Pará, Bahia e Rio Grande do Sul. Em abril de 2016, o espetáculo esteve em cartaz em Belém e Ananindeua/PA, onde realizou uma temporada com 07 apresentações e, em outubro/2016, realizou uma temporada com 08 apresentações no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador/BA.
Direção: Leonardo Roat
Elenco: Leonardo Roat, Patrícia Garcia, Ricardo Paim e Tiago Teles
Iluminação: Régis D’Ávila
Contra-regra: Vinício do Carmo
Planejamento: D. Marin
Planejamento Cultural
Patrocínio: CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduo
Realização: Ministério da Cultura
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Imagem: Divulgação
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento