Tendo como público-alvo a comunidade surda de Bento Gonçalves, o projeto cultural “Saindo do Ninho” está oferecendo vagas gratuitas de teatro e técnicas circenses para alunos surdos. As inscrições são gratuitas e as aulas iniciam na segunda quinzena de junho. O projeto foi contemplado pelo Edital “Cultura para Todos” na categoria de Capacitação e Qualificação que visa à formação de artistas.
Com as mudanças ocorridas por causa da pandemia, as aulas serão ministradas on-line, neste primeiro momento, pelos professores Máhrcia Carraro e Tiago Trovão, com tradução simultânea em Libras pela intérprete Andrea Forquim. De acordo com o proponente, Alex do Nascimento, “o projeto visa promover um processo de construção e reflexão de práticas, objetivando criar mecanismos que possibilitam abrir novos caminhos para atender a problemática da inclusão de surdos na comunidade de ouvintes”.
Evandro Soares, secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, observa que “é um projeto sem precedentes no nosso histórico de fomento, produção e fruição às Artes em Bento Gonçalves. Com certeza será uma experiência marcante que abre possibilidades de inserções inclusivas da comunidade surda que amplia os mecanismos de participação social por meio da Cultura. A cidadania cultural está ao alcance de todos sendo um direto básico como a Educação, a Saúde, entre outros”.
As vagas são limitadas e estão abertas ao público em geral, em especial aos surdos. As inscrições podem ser feitas com a produtora cultural do projeto, pelo WhatsApp (54) 9.8403.2180.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Arte: Divulgação/Projeto “Saindo do Ninho”
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor