Aulas gratuitas serão realizadas de abril até agosto. As vagas são limitadas e o prazo para as inscrições online se encerra no dia 31 de março
Estão abertas as inscrições para o projeto “Corpos em Cena”, que oferecerá oficina gratuita de teatro em Bento Gonçalves. A formação é voltada para moradores da cidade com 18 anos ou mais, que já possuam uma trajetória e/ou tenham interesse em aprofundar conhecimentos na área artística.
Os encontros serão às terças-feiras, das 19h às 21h30min, na Fundação Casa das Artes, a partir do dia 8 de abril. O encerramento desta atividade está previsto para agosto, com duas mostras de processos que vão ocorrer no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU e também na Fundação Casa das Artes.
As inscrições para a formação devem ser realizadas por meio de um formulário online (https://encr.pw/gFpKm) até a meia noite do dia 31 de março. A ocupação das 15 vagas disponíveis pelo projeto será por seleção que levará em conta currículo e/ou histórico de atividades artísticas e culturais, porém a experiência prévia não é obrigatória. Terão preferência pessoas pertencentes a grupos minoritários: indígenas, pretos, pardos, quilombolas, ciganos, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas que residem em regiões de vulnerabilidade social e mulheres.
A formação será ministrada pelas professoras de teatro e atrizes Marina Martins e Mônica Blume, e prevê quatro módulos: teatro como instrumento de transformação social; teatro físico; comicidade; e teatro performativo. Algumas aulas terão professores convidados, como Karla Concá, atriz carioca que integra o primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil, As Marias da Graça.
O projeto Corpos em Cena é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura do Município de Bento Gonçalves e, a partir da formação inicial, tem o objetivo de formar um núcleo de pesquisa e criação de esquetes, espetáculos e performances a serem apresentados dentro e fora da cidade.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo https://www.instagram.com/projetocorposemcena/
Saiba mais sobre as professoras:
Marina Tronco Martins da Silva é atriz, diretora e palhaça, formada em Teatro: Licenciatura pela Uergs (2020). Com experiência no passeio turístico de Maria Fumaça em Bento Gonçalves (2013-2020), atuou em produções universitárias e integrou a Companhia Teatral Acto (2022). Participou de espetáculos como “Nosso Estado de Sítio”, selecionado para editais nacionais, e integra o Grupo Teatral Hora Vaga, com mais de 25 anos de história. É co-criadora da peça “Fragmentos D’Elas” e estudou com mestres renomados como Lina De La Rocca e Karla Conká. Sua trajetória inclui participação em editais municipais, estaduais e federais, destacando-se como uma profissional atuante e reconhecida no cenário teatral regional.
Mônica Blume é atriz, palhaça, diretora, professora e produtora cultural, com graduação em Teatro e pós-graduação em Teatro e Educação. Com experiência desde 1986, atuou em grupos como “Orelhas de Abano” e “Cia. Acto”, recebendo prêmios estaduais. Ministra oficinas teatrais desde 1992 em Bento Gonçalves e região, coordenando grupos como o “Superando com Arte” e “São Miguel”. Integra o Grupo Hora Vaga e o Coletivo Fora da Casa, dedicado à palhaçaria feminina. Desenvolveu espetáculos como “Enólifa Someliê” e participou de festivais nacionais, como o Benditas Genis (SP). Recebeu o Prêmio Trajetória Mestra Sirley Amaro (2021) e foi indicada ao Açorianos de Circo (2023) e ao Quero-Quero (2024). Sua atuação combina experiência, reconhecimento e dedicação ao teatro e à palhaçaria, com foco em projetos inovadores e inclusivos.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Senado da Itália aprova decreto que limita transmissão da cidadania
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL