O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves realizou na noite desta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, em um evento na Fundação Casa das Artes, o sorteio que definiu as 24 crianças contempladas para o Projeto Bombeiro Mirim 2022.
O projeto é gratuito, contemplará crianças de 9 a 12 anos e está distribuído em mais de 10 disciplinas, fornecendo aos alunos uniforme, cartilha, atividades externas, lanches e toda a estrutura necessária, ocorrendo todos os sábados pela manhã, a partir de 5 de março, no Centro de Captação de Treinamento do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, localizado no bairro Salgado.
No projeto os participantes receberão instruções sobre civismo, noções de prevenção a acidentes e sinistros, atendimento Pré-hospitalar, noções de busca e salvamentos, prevenção e combate a incêndio, ações de defesa civil, entre outros atividades teóricas e práticas.
O coordenador do projeto Bombeiro Mirim de Bento Gonçalves, soldado Juliano Baigorra Ribeiro participou na manhã desta sexta-feira, do programa Sentinelas do Rádio, na Rádio Difusora. Segundo ele a ideia era ter realizado o projeto ainda antes da pandemia “O projeto era pra ter iniciado em 2020, mas fomos barrados pela pandemia, não havia a possibilidade de fazermos até porque a demanda do Corpo de Bombeiros aumentou bastante, e aí tivemos que suspender”.
Em 2020 o projeto já estava na etapa de seleção, que seria realizada através de uma prova para os alunos do 6° ano das escolas municipais, porém nesta retomada foi decidido pelo sorteio como uma forma mais justa, devido aos reflexos da pandemia no ensino, e por consequência foram ofertadas 12 vagas para meninas e outras 12 para meninos, como afirmou Baigorra, “Nós tivemos um número de meninas (inscritas) um pouco maior mas é uma questão mais justa (o sorteio) para equilibrar”.
Segundo o coordenador, apesar do projeto ser coordenado pelos bombeiros, a ideia é que as crianças tenham noções de diversas áreas, por isso no cronograma do projeto estão instruções com a Brigada Militar, Cultura Gaúcha, noções básicas de esporte, trânsito, entre outros.
“É esse tipo de contato com profissões e todo tipo de realidades que nós temos na sociedade, que vai transformar nossos filhos. O meu sonho é que os 24 se tornem bombeiros, é claro, mas a base de tudo é que eles se tornem profissionais de qualidade, independente da profissão que escolham, que entendam que podem buscar a profissão delas de maneira correta, com ética, amor ao próximo e empatia”.
Além do soldado Baigorra, participam do projeto, o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento, Sargento Pablo Guerra Maria, e soldados Pablo Lopes Moreira e Bruna Roberta Toillier.
Confira os sorteados para o Projeto:
Meninas
1. Briana Morin da Luz Brito
2. Thalya Eduarda Dorneles Antunes
3. Mariana Silveira Roman
4. Elisa Bassani Dias
5. Isadora Nunes Teixeira
6. Rafaella Lazzarotto
7. Anna Clara Ritter
8. Hedyellen Maciel Madeira Legal
9. Geórgia Arnort Kaezala
10. Gabriele Dallarosa
11. Anny Karoliny Ibenes Viviani
12. Sthefany Alves do Nascimento
Meninos
1. Jessé Guglielmin
2. Marcos Guilherme Alberton
3. Henrique dos Santos Frare
4. João Tomasin De Toni Cardozo
5. Isaak Lima Pavanelo
6. João Ricardo Somensi
7. Samuel Moraes da Silva
8. Rafael Wellington de Deus da Silva
9. Yann Marcos Gerasch da Luz
10. Arthur Daniel Kritli Diniz
11. Gustavo Mileski Franceschet
12. Vitor Rodrigues Tonezer
Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves