Material foi produzido por educadores e estudantes do colégio Sagrado Coração de Jesus
No próximo sábado (07) ocorre em Bento Gonçalves mais uma etapa do projeto Bombas Verdes (capsulas feitas de argila que contam com sementes em seu interior), com o lançamento de 1500 destas capsulas. Desta vez será por meio terrestre, com auxílio da comunidade e do grupo Pé na Lama. A dispersão acontece em 17 diferentes áreas rurais do interior de Faria Lemos, sendo que todas elas foram acometidas pelos deslizamentos.
O secretário do Meio Ambiente Volnei Tesser destaca que “essa será mais uma importante fase do projeto, sendo realizado desta vez por trajetos terrestres, o que também é muito simbólico. É bacana vermos todos unidos em prol do reflorestamento, para que esses locais, futuramente, voltem a ser como eram, repletos de verde”.
O projeto
O projeto envolveu turmas do 1º ao 5º ano, que trabalharam na elaboração teórica e posteriormente prática de 4500 capsulas de argila, contendo sementes em cada uma delas. Na última semana, ocorreu o lançamento de grande parte delas através de uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em diferentes áreas devastadas pelos deslizamentos.
As Bombas Verdes são cápsulas que carregam sementes, prontas para serem lançadas em áreas desmatadas e devolverem o verde à natureza. Essa técnica simples e de grande impacto surgiu na Tailândia e se espalhou pelo mundo como uma maneira prática de restaurar ecossistemas. A produção das bombas é descomplicada: uma mistura de argila e sementes de árvores nativas coletadas em espaços públicos locais se transforma em cápsulas que, ao serem lançadas, espalham vida em terrenos baldios, áreas de deslizamento e regiões carentes de vegetação.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Universidade de Caxias do Sul realiza vestibular presencial no dia 8 de dezembro
Feira Ecológica contou com a visitação de aproximadamente 800 alunos da rede pública de ensino em Bento
Mais de mil novas pistolas serão destinadas a servidores da Polícia Penal no RS