Concebido para compartilhar a pesquisa histórica e artística sobre a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi em instituições de memória, ensino, pesquisa, bibliotecas, entidades e associações, o projeto “Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação” chega ao Museu dos Capuchinhos, em Caxias do Sul, no dia 29, às 15h, para a palestra “Representações de Artemisia Gentileschi: correspondências e imagens”. Com entrada franca, a atividade é coordenada pela historiadora Cristine Tedesco, com mediação da curadora literária Eunice Pigozzo.
Na palestra serão discutidas fontes documentais e visuais analisadas por Cristine sua pesquisa sobre a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654). A iniciativa do projeto parte da vontade da historiadora Cristine Tedesco em democratizar os saberes transversais de sua pesquisa de doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Veneza, que culminou com a publicação do livro Artemisia Gentileschi: trajetória biográfica e representações do feminino, em 2020.
O livro físico encontra-se esgotado no momento, por isso foi lançada a versão E-book, adaptado para celular, tablet, computador e kindle, disponível na Amazon por meio do link https://a.co/d/dR3BkCLO livro é a primeira publicação em língua portuguesa que apresenta e analisa a biografia histórica e artística, da pintora de maior relevância do período Barroco italiano, Artemisia Gentileschi, além de outras mulheres artistas e intelectuais cujas trajetórias e obras foram silenciadas pela História da Arte.
A palestra faz parte do projeto “Artemisia Gentileschi – cultura em circulação”, que contempla a realização de 18 eventos que estão sendo realizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com objetivo democratizar saberes transversais da pesquisa de doutoramento da historiadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Veneza.
As palestras dão ênfase ao protagonismo feminino na História da Arte e Academias Literárias do Renascimento e Barroco, além de discutir métodos de análise de fontes epistolares, judiciais, visuais e inventários de obras. As palestras ainda abordarão as distintas formas de violência contra as mulheres no passado e na atualidade, no que se refere aos contextos artísticos.
O projeto tem financiamento da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. A realização é da Ártemis – História, Arte e Cultura, com apoio da Dom Quixote Livraria e Cafeteria e Museu dos Capuchinhos.
Projeto Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação
Palestra: “Representações de Artemisia Gentileschi: correspondências e imagens”.
Data: 29/06, às 15h
Local: Museu dos Capuchinhos (Rua General Mallet, 33, Bairro Rio Branco, Caxias do Sul)
Entrada franca
Informações: Projeto Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação
PG
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa