Professora Josiane Pagani, da EMI Bom Pastor, executou o projeto em 2023
Na última semana, ocorreu em São Paulo a 5ª Edição do Prêmio de Boas Práticas SET Brasil, da Editora Moderna. Na ocasião, o município de Bento Gonçalves esteve representado, na Etapa Educação Infantil, pelo projeto “A Vida em Foco! Mãos pequeninas que transformam o mundo”, elaborado pela professora Josiane Pagani, em 2023, na EMI Bom Pastor.
Foram selecionados três para Educação Infantil, três para Ensino Fundamental I e três para Ensino Fundamental II. Na ocasião, o projeto recebeu o prêmio de reconhecimento, além de a professora ter tido a oportunidade de explanar sobre a execução do mesmo e de conhecer as outras propostas pedagógicas selecionadas do evento, realizando um intercâmbio de ideias e de diálogos essenciais para a vida escolar.
Conforme a professora Josiane, o projeto objetivou realizar práticas com sustentabilidade como o auxílio do material do SET Brasil. “A importância das crianças desenvolverem desde cedo bons hábitos relacionados à sustentabilidade, cuidados com a sua vida e com a vida do planeta, tornando-se disseminadoras destes hábitos em seus lares com suas famílias. O material Set Brasil trouxe sugestões e subsídios que muito contribuíram no processo e que puderam ser colocadas em prática com as crianças”.
A recepção e o resultado do projeto contou com a adesão de forma ativa das crianças. “Sempre acreditei no potencial dos meus alunos, por isso sempre procurei oportunizar momentos desafiadores e de vivências com os elementos da natureza e que os fizesse refletir e pensar sobre tudo o que diz respeito à vida como o auto-cuidado, saúde física e emocional, o meio ambiente e as atitudes que fazem a diferença em prol de todo o Ecossistema e etc. Os momentos de conversa e pesquisa sempre foram parte da nossa rotina. Ouvir o que emerge de suas mentes brilhantes e deixá-los opinar e sugerir sobre o que os inquieta é muito importante para manter o interesse das crianças”.
A premiação reflete o empenho e dedicação de construir uma realidade com cidadania e responsabilidade, além de demonstrar a qualidade das práticas promovidas pela rede pública de ensino. “Ter o trabalho de muito estudo e dedicação reconhecido significa que a escola pública está sendo vista e que é, sim, de qualidade. Foi uma grande responsabilidade representar a nossa cidade e a minha escola neste evento. Um orgulho representar tantas colegas que fazem um trabalho de excelência na nossa Educação. Isso também me impulsiona a ser uma Educadora ainda melhor”, ressalta Josiane.
A Diretora da EMI Bom Pastor, Lina Ana Zeni, esteve presente na premiação e expressa seu sentimento sobre de como essas práticas são estruturantes para o ensino dos alunos. “Como gestora, acredito que o trabalho pedagógico desenvolvido na escola é o pilar de uma escola de qualidade e a nossa equipe tanto de educadoras como de auxiliares, são incentivadas a diversificar as práticas, sempre aliadas ao interesse das crianças e que busquem sempre desafiá-las, para que construam o seu conhecimento de forma lúdica e atuante”.
Ainda, a diretora destaca sobre de como o evento da Editora Moderna traz para o fazer pedagógico reconhecimento. “Participar deste evento em nível nacional foi a coroação do nosso trabalho, nos encheu de orgulho e certamente encorajará outras educadoras a inscrever suas práticas. A educadora Josiane Pagani realizou um trabalho de excelência com a turma do Jardim B no ano passado e mereceu tal reconhecimento! A equipe da Soluções Moderna foi incrível, organizou um evento sério, com premiação para os vencedores, exaltando as ações apresentadas e reforçando o quanto a escola pública se preocupa com a qualidade da Educação. A Educação é o caminho”.
A Gerente de Serviços Educacionais da Editora Moderna, Renata Piassi, enfatiza que “o projeto alcançou a pontuação máxima em todos os critérios e a interlocução com a comunidade. O trabalho dela saiu da sala de aula para a comunidade, com ações efetivas. Foi o grande diferencial”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “O trabalho elaborado pela professora Josiane Pagani, em 2023 sendo reconhecido nacionalmente, através da 5ª Edição do Prêmio de Boas Práticas SET Brasil, corrobora nossos objetivos e práticas de investir em planejamento, capacitação e acompanhamento dos projetos nas escolas municiais, bem como em um sistema de ensino, buscando fortalecer as escolas e ampliar a qualidade da construção do conhecimento e as aprendizagens de todos os alunos”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/EMI Bom Pastor
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor