De que forma você enxerga a fotografia? Pensando em expandir o acesso da arte aos deficientes visuais, o fotógrafo Hélio Alexandre realizou o projeto “A Arte para Cego Ver”, contemplado em 2019 pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Bento Gonçalves. Inicialmente o projeto tinha por objetivo realizar uma exposição presencial foto-descritiva, mas com a pandemia, teve de ser modificado, sendo realizado no formato online. O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (15), acompanhado de um vídeo de aproximadamente 30 minutos, apresentando cada um dos artistas selecionados e suas obras, contendo a audiodescrição de cada uma delas.
Em sua essência “A Arte para Cego Ver” trata da produção e exposição fotográfica retratando dez artistas locais e suas obras. Com o método de acessibilidade de foto-descrição, o projeto permite que deficientes visuais passem a conhecer alguns dos nomes de artistas locais e suas obras.
O fotógrafo e idealizador do projeto, Hélio Alexandre, comentou sobre os desafios de realizar o projeto num período pandêmico.
“Devido à Covid-19 as exposições presenciais foram adiadas, e foi então que resolvemos fazer no formato online, para gerar maior engajamento com o público e levar o conteúdo gerado por meio do projeto ao maior número de pessoas possível em uma exposição guiada através de vídeo”.
O fotógrafo explica que “o projeto foi adaptado primeiramente com publicações no facebook com a foto descrição em texto na descrição das publicações para que os portadores de deficiência visual pudessem ter acesso a foto descrição pelos aplicativos leitores de telas e textos em seus smartfones e computadores”.
Segundo o artista, “ao longo da realização das atividades, foi necessário enfrentar alguns desafios acerca das técnicas relacionadas a acessibilidade para deficiência visual, a escrita em braile e a foto descrição, técnica usada para descrever de forma objetiva a imagem apresentada”.
O secretário de Cultura, Evandro Soares, destaca sobre a importância do projeto para o município e a arte local.
“É muito importante ver mais um projeto se destacando de uma forma tão bonita. É mais um grande artista de nosso município ganhando o merecido destaque por seu trabalho e contribuição para a arte e a comunidade”.
Ainda de acordo com o fotógrafo, a ideia é dar continuidade no projeto, que era levar a exposição aos lugares onde houvesse um maior número de circulação de pessoas e não somente para os deficientes visuais.
Como conferir o projeto
https://www.facebook.com/Helioalexandrefotografia/videos/476499190073852/
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG
(RM)
PROFESSORA QUE MORREU DE ACIDENTE SEGUNDA-FEIRA, PERDEU O FILHO HÁ DOIS ANOS NA MESMA RODOVIA
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO SÃO JOÃO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO EM NOVA PRATA