Na manhã do dia 4 de setembro, ocorreu na Praça Maurício Cardoso de Cotiporã, a Abertura Oficial da Semana da Pátria 2019, Cerimônia Cívico-Militar de compromisso à Bandeira Nacional e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação. Neste ano, a Programação em Homenagem à Pátria tem como temática municipal “Independência: Liberdade de pensar e agir”.
A abertura contou com a presença do 2º Tenente e Delegado do Serviço Militar Cícero Clarindo Teixeira, Sargento Jardon Rosa da Silva e Soldado Celso Lima de Souza, ambos do PRM – Posto de Recrutamento e Mobilização de Porto Alegre. Além disso, estiveram presentes as autoridades cotiporanenses, membros da Brigada Militar de Cotiporã, escolas, representantes de entidades, servidores públicos e comunidade em geral.
Durante seu pronunciamento, o 2º Tenente Cícero Clarindo Teixeira afirmou que a cerimônia traz a reflexão sobre o compromisso de cada cidadão com o bem da pátria. Aos jovens dispensados, o Tenente solicitou que cada um honre o país orgulhando seus pais, estudando, buscando agir sempre de forma justa com os demais, afastando-se do mundo das drogas e sendo bons em sua cidade.
Parafraseando a temática municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Fábio Lazzarini destacou que cada cidadão deve agir e pensar sempre de forma correta. “A nossa liberdade é enorme, mas ela pode e deve ter limites, pois a partir do momento que ela nos prejudica e fere o próximo, torna-se uma injustiça. “, concluiu o Presidente Fábio.
Abrindo oficialmente a Semana da Pátria, o Prefeito Municipal José Carlos Breda, também Presidente da Junta de Serviço Militar de Cotiporã, trouxe a reflexão de como cada cidadão pode honrar o país com simples ações.
“Somos livres para plantar o que queremos, mas inevitavelmente, iremos colher o que plantamos. Se queremos uma cidade, estado e país melhor, precisamos começar por nós mesmos, com pequenas ações diárias, que fazem a grande diferença onde vivemos.”. Ainda, convidou a todos para o Desfile Cívico que ocorre no dia 7 de setembro na Praça Mauricio Cardoso de Cotiporã.
Após os pronunciamentos, foi realizada a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação à 17 jovens da classe de 2001, dispensados da prestação do Serviço Militar inicial.
A solenidade foi finalizada com apresentação da Orquestra Jovem de Cotiporã.
Fonte e foto: Município de Cotiporã
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha