Neste sábado, 12, encerrando a programação da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, Bento Gonçalves recebeu o ônibus Lilás do Departamento de Políticas para as mulheres. O objetivo foi apresentar informações sobre a rede de enfrentamento e auxiliar mulheres em situação de violência. A atividade, dentro dos regramentos do distanciamento controlado do Governo do Estado, foi realizada pela coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, DEAM, Patrulha Maria da Penha e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Regina Zanetti destacou a importância de ” debater o assunto e poder levar para sociedade informações sobre a rede de atendimento. É uma realidade que precisa de uma rede que estimule os esforços de defesa contra essa barbaridade”, disse.
A campanha tem um período simbólico que inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e passa pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O Ônibus Lilás foi projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportuniza auxílio e informação para as mulheres de todo o Rio Grande do Sul, assim como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. São duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.
Pelo sétimo mês consecutivo, o Rio Grande do Sul teve menos mulheres assassinadas por motivos de gênero do que em igual período do ano passado. O número de feminicídios em novembro passou de 11, em 2019, para cinco – queda de 55% e o menor total para o intervalo desde 2013, quando houve duas vítimas. “O ônibus passou pelos 16 Municípios que apresentam os maiores indíces de violência contra a mulher. E hoje fechamos com chave de ouro, pois Bento é um dos Municípios mais organizados dentro dessa ação. O nosso proposito era informar as pessoas e mostrar as mulheres que não estão sozinhas, e Bento está de parabéns, pois tem um grupo envolvido em auxiliar as mulheres”, ressalta a Diretora de Política para as Mulheres do Estado, Bianca Feijó.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Azul e Gol assinam acordo para avaliar fusão entre as aéreas
COMITES-RS apresenta mapa de eventos comemorativos aos 150 anos da imigração italiana no RS
Brigada Militar prende mulher por tráfico de drogas em Bento Gonçalves