E o Mês da Consciência Negra segue no município. A programação dá continuidade às atividades e no dia 16 de novembro ocorre na Rua Coberta, a partir das 19h30, o 1º Encontro de Kimbandeiros de Bento Gonçalves. O evento religioso tem o objetivo de homenagear entidades da Kimbanda, chamados Povo de Rua. São entidades comumente conhecidas como exús e pomba-giras que vibram na energia positiva de alegria, confraternização, trazendo paz e vida.
No dia 17 de novembro, às 16h, na Praça Achylles Mincarone haverá a Roda aberta de Capoeira, marcando a manifestação cultural negra que esta simboliza. No dia 18 de novembro abre no Museu do Imigrante a exposição da Sociedade Educacional e Cultural 20 de Novembro: “Uma história de lutas”.
No dia 19, no Salão de Atos do IFRS, ocorre o bate-papo “Trajetórias e Conquistas do Povo Negro no Brasil”, com os convidados Tiago Martins da Silva Goulart, Aline Santos Oliveira e Tainah Mota do Nascimento, que debaterão historicamente a chegada dos Negros ao Brasil e a evolução e conquistas sociais deste período até os dias atuais. Evento realizado pelo IFRS/NEABI.
E no mesmo local, no dia 21, ocorre a palestra “Diáspora Haitiana em Bento Gonçalves – Vivências e Desafios”, com a participação dos alunos Haitianos do curso de Português com a abordagem e mediação do Movimento Negro Raízes.
No dia 20 de novembro, às 19h, na Via Del Vino, a “Dança dos Orixás”, será uma apresentação cênica demonstrando a religiosidade de matriz africana também como parte da cultura Negra. Evento a cargo do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
E no dia 24 de novembro, o bairro Eucaliptos recebe o Maratona Urbana a partir das 13h30. O evento é organizado pela Nest Support.
O Mês da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação em parceria com o Movimento Negro Raízes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Akara, Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes.
Programação
Dia 16 de novembro
1º Encontro de Kimbandeiros de Bento Gonçalves – 19h30
Local: Rua Coberta
Dia 17 de novembro
Roda aberta de Capoeira – 16h
Local: Praça Achyles Mincarone
De 18 de novembro a 16 de dezembro
Exposição Sociedade 20 de Novembro: Uma História de Lutas
– Abertura: dia 18 de novembro – 19h30
Local: Museu do Imigrante
Dia 19 de novembro – 19h
Palestra: Trajetórias e Conquistas do Povo Negro no Brasil
Local: Salão de Atos do IFRS Campus Bento Gonçalves
Palestrantes: Tiago Martins da Silva Goulart, Aline Santos Oliveira e Tainah Mota do Nascimento.
Dia 20 de novembro – 19h
Dança dos Orixás
Local: Praça Via Del Vino
Dia 21 de novembro – 19h
Diáspora Haitiana em Bento Gonçalves – Vivências e Desafios
Local: Salão de Atos – IFRS
Dia 24 de novembro – 13h30
Maratona Urbana
Local: Bairro Eucaliptos
Parceiro: Nest Support
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha