Programação da 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo segue até o dia 7 de abril

Evento conta com uma programação para pais, crianças e profissionais

Cada vez mais a sociedade está vivendo uma realidade pluralista, onde diversos grupos reivindicam voz, espaço, convivências e que estejam livre de preconceitos. Neste sentido, a agenda social busca por transformações que possibilitem estabelecer relações de empatia e de acolhimento, de direitos e de dignidade. O autismo é um dos temas que tem ganhando espaço nas diferentes esferas do conhecimento humano.

A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo tem esse comprometimento de promover ações e atividades para ampliar informações e conhecimentos sobre esse universo. O evento traz um olhar para além das pessoas no espectro autista, para as famílias, profissionais, interessados sobre o assunto e a comunidade em geral.

A programação iniciou nesta segunda-feira (1º), com o corte de cabelo para crianças autistas realizado em parceria com a Barbershop/Barber Kids – Seu Antunes. Na ocasião, foram realizados 14 cortes de cabelos.

Michele Varnier, do Grupo Voz Azul, ressalta sobre a importância da atividade. “As famílias têm essa necessidade de conhecer os profissionais que são especializados em atender os autistas, além de que algumas famílias não têm condições para pagar”.

Márcio Dornelles corta cabelo há mais de trinta anos e dez anos corta cabelos de crianças autistas. “É preciso ter calma, paciência e que seja no tempo da criança. Pode levar uma hora, ou duas, mas faz parte. Esse serviço que está acontecendo aqui hoje é um ótimo apoio, pois as pessoas que precisam não têm o contato, e acaba conhecendo quem sabe cortar cabelo de criança autista”.

Na terça-feira (02), ocorreu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) o cuidado para as mães de autistas. Na ocasião tiverem sessões de Reiki, de automaquiagem, manicure e auriculoterapia com os parceiros dessa atividade como Dinha Guerra – Terapeuta Holística, Mais Bella, Mary Kay e da Secretaria de Saúde.

Para Simone Medeiros Machado, mãe do João Guilherme, a tarde de cuidados com outras mães “está sendo um momento maravilhoso, trocando conhecimentos, cada mãe tem uma história diferente”. Para Lisandra Perlo, o momento foi  “maravilhoso. As mães precisam muito desse momento. Normalmente, o nosso olhar é para o filho. É muito importante que a gente esteja bem para poder cuidar. É muito válido e gratificante!”.

Na quarta-feira (03), às 14h, e na sexta-feira (05), a partir das 18h, no CMAPA, a equipe técnica do TEAcolhe vai realizar a palestra “Manejo clínico do paciente autista”.

A coordenadora do local Stéfani Schumacher fala sobre o conteúdo da palestra.  “São formas de educações continuadas em saúde, para que a gente consiga aproximar ainda mais o conhecimento técnico e científico do manejo do dia a dia das famílias, escolas e sociedade, com os nossos pacientes. Tudo feito de forma didática, num nível de formação que não seja técnico. Nós queremos nos aproximar cada vez mais da comunidade.

A coordenadora expressa que “a semana está muito produtiva, pois foi pensada com muito carinho, para que junto da administração municipal tivéssemos as atividades voltadas aos pais, crianças e também das escolas e comunidade como um todo”.

No dia 04 de abril, terá uma atividade com caráter de empreendedorismo, onde será ministrada uma Oficina de Sabonete, aproveitamento de chás pela EMATER e diretrizes para abrir o MEI pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

No sábado, 06 de abril, a partir das 8h, ocorre na Rua Xingú, em frente ao TEAcolhe, a Blitz Orientativa e informações para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA). A ação é realizada pela EMEFE Caminhos do Aprender em conjunto com a instituição, onde será distribuído folders feitos pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) da Secretaria de Educação e pelo educandário. Os materiais contêm informações essenciais sobre o autismo, incluindo legislações, direitos, dados estatísticos e outras orientações importantes.

Encerrando a programação, ocorre na Rua Coberta, a Festa das Crianças com atrações como brinquedos infláveis, pintura no rosto, entre outras, a partir das 14h.

A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo é uma realização da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama, Secretarias de Saúde, de Educação, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Esportes e Desenvolvimento Social em parceria com o TEAcolhe, grupo Voz Azul, Associação Pró Autistas Conquistar e EMEFE Caminhos do Aprender.

Programação
04/04 – Quinta-feira

Oficina de sabonetes. Aproveitamento de ervas para chás (EMATER) e empreendedorismo (como abrir um MEI) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Horário: 14h às 16h

Local: Auditório do Complexo Administrativo

05/04 – Sexta-feira

Palestra para os profissionais da educação, saúde, assistência e comunidade em geral

Manejo clínico do paciente Autista, um olhar para a educação – equipe técnica do TEAcolhe.

Horário: 18h às 20h

Local CMAPA – Avenida Osvaldo Aranha, 1479.

06/04 – Sábado

Blitz orientativa na Rua Xingú, Planalto, e Orientações para a confecção da CIPTEA

Horário: 08h às 11h30

Local: Te Acolhe – Rua Xingú, bairro Planalto

07/04 – Domingo

Programação com brinquedos infláveis, pipocas, pintura no rosto e outras atrações.

Horário 14h

Local: Rua Coberta

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido