Iniciativa apresentou os resultados do último ano em eventos ao redor do Rio Grande do Sul
Atuando há mais de duas décadas no Rio Grande do Sul, o Programa Sesc Mesa Brasil apresentou os resultados de 2024 em uma série de encontros da Rede de Solidariedade. Com números expressivos, a iniciativa atendeu mensalmente, em média, mais de 550 instituições sociais, beneficiando cerca de 129.623 mil pessoas em 111 municípios ao redor do estado. O total de alimentos distribuídos no ano foi de 3.105.946 kg – um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Além de alimentos, o projeto também garantiu o acesso a itens de cuidado pessoal e vestuário: foram 30.584 mil unidades de materiais de higiene e 56.765 mil unidades de materiais de limpeza doados, além de 53.755 mil peças de roupa.
O Mesa Brasil é um programa nacional criado pelo Sesc em 2003 e atua como uma rede de solidariedade que integra doadores, instituições sociais e voluntários visando minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida. No Rio Grande do Sul, o programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais em sete Unidades do Sesc, que atendem também os municípios de sua abrangência. Além das ações tradicionais, em 2024 a iniciativa atuou fortemente no auxílio à comunidade gaúcha afetada pelas enchentes. “Os resultados demonstram a força da solidariedade em um ano marcado por tragédias que afetaram tantas comunidades no estado. Este trabalho reafirma nosso compromisso com a redução das desigualdades e o apoio às famílias que mais precisam, especialmente em momentos de crise” afirma a Gerente de Assistência e Saúde do Sesc/RS, Mári Estela Kenner.
A iniciativa é baseada na dinâmica da colheita urbana que garante o escoamento dos alimentos recebidos no menor espaço de tempo. Os excedentes são doados evitando que alimentos próprios para o consumo, com ou sem valor comercial, sejam jogados no lixo. Estes alimentos são encaminhados às instituições sociais cadastradas e monitoradas sistematicamente. O objetivo das ações é contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de maior vulnerabilidade no país e atuar na redução do desperdício.
Neste sentido, o programa também atua no desenvolvimento de ações educativas, fortalecendo a rede de solidariedade social em todo o país ao ensinar, por exemplo, práticas para o aproveitamento integral dos alimentos. Em 2024, foram mais de 421 ações promovidas, capacitando 8.667 pessoas. “Nosso objetivo é seguir expandindo o alcance do Mesa Brasil, fortalecendo parcerias e aumentando a capilaridade do programa para atender ainda mais instituições e comunidades”, reforça Kenner.
No Rio Grande do Sul, o Sesc Mesa Brasil é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
Sobre o Sesc/RS – Com 79 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 53 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
Fonte: Mariana Alves | Moglia Comunicação Empresarial
NRF 2025 aponta para humanização da tecnologia e experiências na loja física
Alimentos e bebidas geram maior impacto na inflação de dezembro
Polícia prende dois homens em Canoas e recupera mais de três toneladas de cabos furtados em Bento