O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007.
O município de Carlos Barbosa aderiu ao programa em 02 de agosto de 2022, que foi coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde com apoio da Secretaria Municipal da Educação, e agora, renovou para os anos de 2023/2024.
O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação e que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da Rede Pública de Ensino da Educação Básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.
Para este ano, o Programa será desenvolvido nos mesmos moldes de 2022. Os profissionais organizarão visitas às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio situadas no Município, para a realização de atividades de educação e avaliações de saúde e beneficiará 4.382 alunos de 22 escolas da Rede Pública de Ensino.
Todas as ações são planejadas e executadas através de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde e Educação e para 2023, terá a participação de profissionais de diversas áreas como Enfermeiros, Médicos, Psiquiatras, Dentistas, Nutricionistas e Farmacêuticos, que trabalharão diferentes temas essenciais para nossos alunos.
As ações prioritárias a serem trabalhadas neste ano são:
– Combate ao mosquito Aedes Aegypti;
– Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
– Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
– Promoção da segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
– Promoção da saúde ocular e auditiva.
Para o Enfermeiro Luis Gustavo Tortini que integra a equipe de profissionais a frente do PSE no Município, abordar a saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral além de conscientizar sobre a necessidade de uma vida saudável e em ambientes saudáveis. “Educação e saúde devem estar sempre juntas, permitindo um atendimento mais qualificado e integral aos estudantes”, ressalta Luis Gustavo.
Resultados do Programa Saúde na Escola em 2022:
A contabilização dos estudantes atendidos pelas ações nas escolas no ano de 2022 totalizou em 3.724 estudantes. Professores e equipes diretivas também se fizeram presentes em muitas das oportunidades nas 16 escolas onde ocorreram as ações do Programa, sendo dez EMEI’s e seis EMEF’s.
No ano de 2022, foram realizadas 411 avaliações com Dentista, 238 atualizações vacinais, 270 avaliações com Nutricionista e 61 avaliações com Oftalmologista.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria Municipal da Saúde
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves