Programa inverno com saúde apresenta atendimentos no vespertino nas unidades Santa Helena, Vila Nova II e Municipal

Ações serão exclusivamente nas segundas-feiras e retorno dos feriados
Com a chegada dos dias mais frios e o consequente aumento de doenças respiratórias, o que acarreta numa maior demanda por atendimento médico, a Secretaria de Saúde (SMS) está trabalhando em um planejamento estratégico focado na melhoria da assistência à população de Bento Gonçalves. Com base nisso, será realizado o Programa inverno com saúde.

A ação visa ampliar o horário de atendimento das unidades nas segundas-feiras e retorno dos feriados, períodos em que são registrados os maiores números de atendimento na UPA e PA Zona Norte.

Conforme o Secretário de Saúde, Gilberto Junior, neste primeiro momento será feito o programa piloto com as unidades do Santa Helena, Vila Nova II e Municipal. “Dentro do nosso monitoramento de dados surgiu a necessidade de uma ampliação de horário nestes bairros, principalmente na segunda-feira, quando registramos o maior número de atendimentos na UPA. Serão as primeiras unidades e depois se necessário poderemos ampliar para outros bairros”.

O titular da pasta destaca que os atendimentos iniciam na quarta-feira (14), das 17:30 às 21h, na Unidade Santa Helena. Na segunda-feira (19), será ampliado para Vila Nova II e Municipal. “Ressaltando que estes atendimentos serão nas segundas e no retorno dos feriados. Nos outros dias a unidades seguem o atendimento normal. Serão disponibilizadas fichas dentro deste período ampliado de atendimento”.

Também seguem os atendimentos durante o Dia nas Unidades Básicas de Saúde levando os usuários para essas instituições, desafogando a UPA e o PA Zona Norte. Cada UBS está realizando as consultas médicas através de fichas disponibilizadas diariamente, conforme cronograma local de atendimentos, e por agendamentos.

Dados ajudam a estruturar novo modelo

Dentro da Secretaria, as decisões são tomadas a partir de dados reais gerados pelos diversos relatórios gerados pelo setor administrativo da Prefeitura. A mudança nas rotinas, por exemplo, foi realizada após a constatação de que 75% dos pacientes atendidos na UPA são fichas azul ou verde, que podem ser acolhidos nas unidades. Hoje cerca de 600 atendimentos são realizados diariamente na unidade de pronto atendimento 24 horas do Botafogo e aproximadamente 200 pacientes no Pronto Atendimento da Zona Norte.

Pacientes com urgência e emergência devem procurar a UPA ou o PA Zona Norte. Sintomas leves devem ser encaminhados para unidade de saúde do zoneamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

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