Nesta terça-feira, 06, a Embrapa Uva e Vinho realizou o evento comemorativo aos 40 anos do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. A atividade realizada na Unidade de Pesquisa contou com apresentação das estações, da nova versão do Banco Ativo de Germoplasma de Uva e inaugurada a Exposição contando a história do programa.
Implantado em 1977, o projeto, além de desenvolver novas cultivares para atender demandas de viticultores e vinícolas de Nordeste ao Sul do país, também tem utilizado o Banco Ativo de Germoplasma da Uva (BAG- Uva) para disponibilizar clones. Já lançou 19 cultivares, para atendimento de três cadeias produtivas: uvas de mesa, de suco, de vinho, todas com características competitivas.
Segundo o Chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, o programa é fundamental para a competitividade e sustentabilidade do segmento de uvas. “Será através do melhoramento genético que poderemos criar as uvas para o futuro, atendendo demandas por uvas enriquecidas em produtos naturais, com variações de cores, aromas, em sintonia com um mercado mais receptivo e que demanda produtos diferenciados”, destaca.
O Prefeito Guilherme Pasin, que representou a Senadora Ana Amélia Lemos no evento, e destacou a importância da instituição. “A Embrapa com sua produção por meio da ciência, do esmero dos seus pesquisadores é um legado que a sociedade curte com sua ascensão, com o aumento da produção, da qualidade do produto, com a transferência da economia. Foi com a ousadia de um político, que na década de 40 começou a ser realizado o trabalho nesta área. E com a ousadia dos senhores podemos aqui comemorar 40 anos de pesquisa”, disse.
Também estiveram presentes o Coordenador de Agricultura da 3ª Supervisão Regional de Caxias do Sul, Gevaldino Souza de Oliveira, Diretora do IFRS, Soeni Bellé, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna e o vice-prefeito de Farroupilha, Antônio Fachinelli.
Fonte: Site da Prefeitura
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação