Bento Gonçalves segue ganhando destaque devido aos seus programas de incentivo, valorização e divulgação das agroindústrias familiares. Nesta quinta-feira, 23, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, em um encontro com o vice-prefeito, Aido Bertuol, anunciou que o Município foi o escolhido como case de sucesso em um projeto piloto da instituição.
O Presidente avaliou que “o município de Bento Gonçalves e a Emater fazem um trabalho muito forte e importante para alavancar as agroindústrias e o turismo no município, sendo que este deverá ser um case a ser replicado em muitos pontos do Estado”.
Durante o encontro, foi discutido o programa Selo Sabor de Bento, projeto que visa valorizar o produtor empreendedor, agregar renda aos participantes e estimular o consumo, viabilizando a ampliação de mercado e a competitividade, por meio da certificação de qualidade. Atualmente, Bento Gonçalves conta com 31 estabelecimentos registrados no Selo.
Também foram apontadas outras iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com entidades, como o projeto piloto do Vinho Colonial, as capacitações oferecidas aos moradores do interior, e as questões de desburocratização, fiscalização e organização na área.
O Vice-prefeito destacou que o reconhecimento de Bento Gonçalves se deve a um trabalho desenvolvido em conjunto. “A atual Administração trabalha na valorização dos produtores desde 2013, a partir da criação do Programa Municipal de Agroindústria Familiar, sendo o único município do Rio Grande do Sul a possuir uma iniciativa específica para essa atividade. Em parceria com as entidades, nosso objetivo é cada vez mais estimular a agricultura familiar e incentivar os nossos agricultores”, salienta.
A reunião foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, pelo chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, pelo coordenador distrital Henrique Nuncio, pelo coordenador do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Cristiano Selbach, e pelo geólogo Luiz Pinto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Laura Kirchhof
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana