O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, assinou nesta quarta-feira (8) a Instrução Normativa 002/2020, que institui o Programa de Inserção de Agroindústrias no Mercado Nacional para que as agroindústrias gaúchas viabilizem a comercialização de seus produtos em todo o território brasileiro.
A prioridade do programa é orientar, capacitar e acompanhar processos de habilitação de estabelecimentos classificados como “abatedouro frigorífico” em trinta e seis municípios gaúchos que já aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) e por terem passado por auditoria prévia com foco na equivalência do serviço.
O programa tem como objetivo harmonizar a inspeção e a fiscalização realizadas nos Serviços de Inspeção Municipal em relação ao Serviço de Inspeção Federal, permitindo a habilitação dos estabelecimentos registrados no SIM ao comércio interestadual.
De acordo com o Secretário Covatti Filho, ao permitir a abertura de novos mercados, o programa incentiva a agroindústria a crescer e investir na qualidade do produto. “É uma demonstração de que o Estado está preocupado com as agroindústrias e quer garantir uma janela maior de oportunidades de negócios, mais dinheiro no bolso do produtor”, ressalta Covatti Filho.
A execução será de forma conjunta e coordenada entre os departamentos de Defesa Agropecuária (DDA), de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) e de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural.
De acordo com a IN da Secretaria da Agricultura, o ingresso ao SISBI/POA não excluirá os municípios do SUSAF.
Fonte: SEAPDR
Foto: Fernando Dias/Seapdr

Governo Leite repassa R$ 71,8 milhões a 576 mil famílias pelo Devolve ICMS na sexta (31)
Identificada dupla morta em confronto durante tentativa de furto no interior de Farroupilha
Projetos de Bento Gonçalves estão entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas da Famurs