Há três meses em vigor, o programa de incentivo a atividade econômica: Bento Mais Livre – Liberdade Econômica para crescer, já gera resultados positivos. Até 31 de outubro deste ano, 1.773 empresas foram abertas no município. Durante o período de vigência da Lei (dados a partir de 1º de agosto), 617 novos empreendimentos foram abertos, o que representa 35% do total.
O Bento Mais Livre compreende um conjunto de medidas municipais de estímulo ao empreendedorismo, geração de emprego e desburocratização. A iniciativa contemplou duas resoluções: a primeira é o projeto de lei da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e a segunda é o Decreto nº 10245/2019, que reclassifica o Licenciamento Ambiental.
A Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica tem como princípios norteadores: a liberdade como garantia no exercício de atividades econômicas, a boa-fé do empreendedor e a intervenção subsidiária mínima e excepcional do município sobre o exercício de atividades econômicas.
A partir da aprovação da lei, as principais mudanças foram: a não necessidade de alvará para atividades de baixo risco (cidadão pode abrir o negócio e apresentar a documentação em um prazo de 45 dias); o empreendedor tem permissão para desenvolver suas atividades em qualquer horário ou dia da semana, desde que respeitem normas de direito de vizinhança e não fira normas específicas; mesmo tratamento a todos empreendedores quanto aos atos de liberação da atividade econômica; estímulo à inovação, entre outras.
Com o projeto, mais de 400 atividades econômicas diferentes são beneficiadas. Dentre elas, cabeleireiros, manicures e pedicures, templos religiosos, instituições de ensino, pastelarias, padarias (comércio de produtos alimentícios, não fabricação), hotéis e pousadas, entre outros.
O microemprendedor Jose Valdecir de Oliveira, que deu entrada nos papeis para sua atividade de instalação de máquinas – enquadrada como de baixo risco -, conseguiu a liberação do alvará de funcionamento em cinco dias. “Pra mim foi bem tranquilo. Foi tudo muito fácil e rápido. O atendimento foi bom, com bastante agilidade”. O empreendedor acrescenta que necessitou apenas do CPF e comprovante de residência para dar início ao processo. “Pra quem está iniciando, facilita muito”, conclui.
Com relação à reclassificação do Licenciamento Ambiental, o Decreto nº 10245/2019 assinado pelo Poder Público isenta 59 atividades de baixo risco do licenciamento ambiental e flexibiliza 117. A iniciativa permite que a fiscalização municipal atue prioritariamente no que é fundamental, dando atenção e agilidade para os processos de relevância social e ambiental. O objetivo é modernizar, racionalizar, eliminando a burocracia desnecessária, tornando o procedimento mais ágil e eficiente.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, salienta a importância da iniciativa. “Com a aprovação da Lei da Liberdade Econômica estamos agilizando o processo de abertura de novos empreendimentos. A Administração Municipal busca cada vez mais alternativas para desburocratizar, o que impulsiona a economia local e a geração de emprego e renda. Ontem mesmo, lançamos a Sala do Empreendedor Digital, mais uma ferramenta que reduz tempo, gastos e prazos”, frisa.
Bento Mais Livre – Liberdade Econômica para crescer
O programa foi inspirado na Medida Provisória (MP) 881 do Governo Federal, aprovada no mês de julho na Comissão especial, tendo como relator da proposta o deputado federal Jerônimo Goergen e a resolução 372 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COMSEMA) e suas alterações.
A medida integra a segunda etapa da Lei de Incentivo Econômico 6012/2015, que prevê a isenção temporária de taxas e tributos para empresas já estabelecidas no município, e que tenham projetos de ampliação, ou para empresas que optarem por se instalar na cidade, gerando novos empregos.
Fonte: Assessoria de Comnicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo Parisotto
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco