Nessa quarta-feira (13), ocorreu no Auditório da Sicredi Agro Bento, a abertura oficial do Programa Agro em Movimento – Assessoria de Negócios para as Agroindústrias. Estiveram presentes o Secretário de Agricultura, Luis Carlos De Mari, o gestor da agência do Agronegócio do Sicredi, Marcelo Luís Bettoni, e a Analista de Relacionamento com Clientes do SEBRAE RS, Roberta Genari.
O programa piloto tem um plano de ações a longo prazo, sendo a periodicidade de execução de 2025 a 2027, com percurso formativo, atendimento personalizado e capacitações voltadas para o setor. A primeira atividade dos produtores rurais foi a palestra sobre Educação Financeira para pessoa jurídica, ministrada pela Assessora de Programas Sociais do Sicredi Serrana, Tatiani Abreu Da Silva. Ela explanou a interface comportamento, escolhas e negócios, instigando os presentes à reflexão.
“Analisar como está o seu momento atual, como está sendo direcionado. Hoje é muito importante perceber a forma que estamos conduzindo uma escolha. Faz parte da vida prática, mas reflete o intrínseco”, comenta Tatiani.
Já no dia 25 de agosto ocorre o Workshop de Ferramentas Financeiras para Lucrar, que aborda temas como fluxo de caixa e demonstrativos de resultados. Agro em Movimento também focaliza posicionamento de mercado e precificação (levantamento de custos, formação de preços de vendas dos produtos), além de seis horas de consultoria para atender as particularidades de cada empresa, assuntos que serão desenvolvidos ainda em 2025.
“Agradecemos a confiança de todos na adesão ao programa. Nosso objetivo é apoiar o crescimento e a melhoria da gestão. Nosso papel é oferecer soluções que contribuam para esse desenvolvimento, unindo esforços para alcançar os resultados esperados nos negócios”, destaca Roberta.
Em 2026, outros temas terão destaque como a comercialização, comunicação digital, além de questões técnicas, como apoio em rotulagem, desenvolvimento de tabela nutricional, análises laboratoriais, de acordo com as demandas de cada negócio.
“Boas práticas e políticas públicas se fazem com parcerias. Agradeço ao Sebrae e a Sicredi por estarmos inovando na área das agroindústrias. Somos o primeiro município a fazer em agro com essas parcerias para promover melhores condições para crescer. Isso, também, reflete no turismo: falar no turismo é falar no interior, de fortalecer e potencializar, pois vocês fazem parte da projeção nacional e internacional da Capital do Vinho. O programa que vocês aderiam é completo, sério e que valoriza a cultura das práticas culinárias”, destacou o Secretário Luis.
A parceria é entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, da Saúde por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, SEBRAE RS e Sicredi Serrana, com o apoio da EMATER, objetivando fortalecer e aprimorar os empreendimentos com o Selo Sabor de Bento.
Fonte / Foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
IGP identifica vítima da enchente às margens do Rio Taquari por meio da genética forense
Aapecan Bento Gonçalves lança campanha “Adote um Ingrediente” para a 5ª Feijoada Solidária
TCE firma compromisso com a Primeira Infância de Bento durante o Erco