Isabelli nasceu no último domingo, e já conta com o apoio de diversos profissionais da área da saúde. Os pais, Graziela Canofre Mendonça, 19 anos e Alexander de Almeida da Rosa, 22 anos, moradores do bairro Ouro Verde fizeram todo o acompanhamento do pré-natal em uma Unidade de Saúde. Com o nascimento da pequena Isabelli, que nasceu de parto normal, saudável, pesando 3.230kg e com 49cm, o atendimento continuará pelos próximos dois anos, através do Programa Acompanha Bebê.
“O acompanhamento é muito importante, tem gente que não leva no médico, não se preocupa, mas ela é tão frágil, e a atenção dos profissionais, eu considero fundamental”, destacou o pai, Alexander.
Atualmente, o Programa Acompanha Bebê atende mais de 1500 crianças de 0 a dois anos, 665 ingressaram no Programa em 2018. Destes, 25% estão em atendimento no Centro de Referência Materno Infantil, por terem critérios de risco ao desenvolvimento.
“O Programa realizado pela Secretaria da Saúde, através do Setor Saúde da Criança e do Adolescente consiste na vinculação do recém-nascido e da mãe a sua Unidade de Saúde, logo após o nascimento. A partir das visitas a mãe é orientada sobre a importância do acompanhamento preconizado, da realização das vacinas, do aleitamento materno, dos testes do pezinho e da orelhinha”, coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Érica Fiorin.
O acompanhamento e monitoramento das consultas seguem até os dois anos, com orientação para consultas mensais até um ano, duas consultas de um a dois anos e após esta idade, manter consultas anuais. As Unidades de Saúde executam ações de vigilância à saúde da criança, com busca ativa das crianças faltosas ao serviço e propõe seu retorno as consultas programadas, bem como as em atraso vacinal.
“Ações e serviços voltados à primeira infância são imprescindíveis para dar melhores condições para a criança se desenvolver. A captação precoce é fundamental para o melhor atendimento ao recém nascido, bem como para a identificação de fatores de risco ou problemas que possam interferir no pleno desenvolvimento infantil”, ressalta o médico, Evandro Luchetta.
Prêmio Gestor Público
Em 2013, a Administração Municipal recebeu o troféu Destaque em Saúde, na 12ª edição do Prêmio Gestor Público com o Programa Acompanha Bebê.
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Franciele Gonçalves
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro