Investir na inclusão no mercado de trabalho e na geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social são os pilares de atuação da Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho. No primeiro semestre deste ano, cerca de 550 pessoas foram beneficiadas com os serviços.
Através da iniciativa são oferecidas palestras, oficinas, cursos de qualificação e encaminhamentos para vagas de emprego. Durante o período, foram desenvolvidas 158 oficinas de orientação para o acesso ao mundo do trabalho, encaminhadas 297 pessoas para oportunidades de emprego e confeccionados 209 currículos. Também foram realizados cursos e visitas domiciliares.
Por meio do Programa, a adolescente de 15 anos Sara dos Reis Franciskievicz, foi encaminhada para o seu primeiro emprego em uma agência bancária através do Jovem Aprendiz. “O programa Acessuas me ajudou bastante. Me ensinou a como confeccionar um currículo, como me portar em uma entrevista, o modo de falar, a vestimenta. Essa oportunidade de emprego está sendo ótima, incrível, muito conhecimento e aprendizado. O Acessuas eu acho que foi a melhor coisa da minha vida. É um começo que está sendo bem importante e significante pra mim”.
A coordenadora do ACESSUAS, Vera Piccoli, comenta a satisfação de poder contribuir no acesso a oportunidades para o mercado de trabalho. “Pra mim é muito gratificante, pois trabalhamos com pessoas que buscam uma autonomia, uma melhora de vida, por meio da oferta de qualificação e preparação as diferentes oportunidades para a inserção no mercado de trabalho. As ações do trabalho versam sobre diversos aspectos sobre o mundo do trabalho, dentre elas trabalhamos: na identificação dos usuários, desenvolvimento e orientação para inserção ao mundo do trabalho, acesso a oportunidades, monitoramento do percurso dos usuários. Poder ofertar isso é importante e recompensador, principalmente com o resultado positivo de eles conseguirem a vaga de trabalho”, pontua.
As ações do Programa são ofertadas em todos os bairros, tendo como referência os CRAS’s e o seu respectivo território de abrangência. O maior número de atividades se concentra nos bairros Ouro Verde, Zatt, São Roque, Universitário, Municipal, Conceição, Santa Helena, Glória, Juventude, Maria Goretti, Pomarosa, Borgo, Vinosul, Eucaliptos, Vila Nova, Fenavinho e Barracão.
Para o secretário da pasta, Eduardo Virissimo, “Esse é um programa de grande importância que contribui para a formação e inserção das pessoas em vulnerabilidade social. Uma forma de garantir o direito a cidadania, a dignidade e de propiciar a independência financeira e a superação das vulnerabilidades”, enfatiza.
Todas as pessoas acompanhadas pelo Acessuas são registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que estão localizados nos três CRAS’s do município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Franciele Gonçalves
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul