Após a formação inicial de mais de 50 pessoas para trabalharem nos Círculos de Construção de Paz, a maior parte delas na rede pública de educação, mais 25 profissionais recebem capacitação para atuarem em resolução de conflitos. O curso é promovido pelas secretarias de Educação e Habitação e Assistência Social, 16ª Coordenadoria Regional de Educação e Ministério Público.
A formação avançada em Justiça Restaurativa, que integra o projeto “Pacificação nas Escolas: um olhar restaurativo”, do Ministério Púbico do Rio Grande do Sul, iniciou nesta segunda-feira, 23, e segue até o dia 27, com a presença dos gestores das redes públicas.
O curso está sendo ministrado pela Escola Superior da Magistratura e a certificação ocorrerá em conjunto com a assinatura do Decreto do Executivo Municipal. O documento designará servidores municipais que, juntamente com pessoas indicadas pelo Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca de Bento Gonçalves, formarão o Conselho Gestor do Programa de Pacificação Restaurativa.
“Somos gratos pela parceria com o Ministério Público e 16ª CRE em participarmos de mais esta formação, que visa ampliar, cada vez mais, ações preventivas para resolução de conflitos, através da promoção do diálogo e apoio às comunidades. Este trabalho tem nos mostrado resultados positivos nas comunidades escolares”, salientou a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Os círculos de construção de paz e círculos e resolução de conflitos são metodologias que se fundamentam no diálogo e possuem como valor primordial o respeito ao outro, promovendo uma cultura de paz e maior integração social.
Fonte: Prefeitura de Bento/ Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED/SEMHAS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor