A Saúde Pública de Bento Gonçalves está prestes a ganhar uma nova ferramenta para agilizar os atendimentos. Nos próximos meses inicia o atendimento das motolâncias, que serão utilizadas para intervenção do SAMU 192, sob regulação médica. A Unidade deve ser composta por Técnico de Enfermagem ou Enfermeiro com habilitação para condução de motocicleta e todos os pré-requisitos existentes na Nota Técnica nº 14 do SAMU Estadual.
Nesta semana, os profissionais que irão compor o serviço de motolância no SAMU de Bento Gonçalves estão em treinamento através do curso de pilotagem defensiva que ocorre em São Leopoldo. A capacitação encerra nesta sexta-feira (27), e se destina aos profissionais Técnicos Motociclistas, conforme grade programática prevista pela Coordenação Geral de Urgência-CGUE/ME/Polícia Rodoviária Federal-PRF.
A coordenadora do SAMU, Melissa Bonatto, comentou sobre a qualificação dos profissionais.
“Esse treinamento é de suma importância para os nossos profissionais que irão realizar esse serviço. Com certeza esses veículos irão agilizar na prestação de socorro, sendo um importante incremento para a saúde do município”.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou sobre a chegada das motolâncias.
“Esse é mais um avanço no SAMU do município, diminuindo o tempo resposta na situações de urgência e emergência que temos, e que são atendidas pelo SAMU. Nós já tivemos um grande avanço quando fomos o primeiro município que implantou a regulação remota, e mais uma vez damos um grande passo para agilizar os atendimentos para a população”.
O processo licitatório para a compra das ambulâncias já foi realizado.
Como irá funcionar os atendimentos com as motolâncias
A utilização é mista, ou seja, tanto para atendimento rápido às ocorrências clínicas, quanto às traumáticas, a fim de reduzir o tempo resposta principalmente nas patologias cuja magnitude das sequelas é tempo dependente. A estimativa é que chegada da motolância, em média, é cerca de 3 a 5 minutos antes da ambulância.
A Unidade deverá ser acionada nas seguintes situações
Linha do Cuidado Cardiovascular: dor torácica, suspeita de IAM, taqui/bradiarritmias, PCR.
Linha do Cuidado Cerebrovascular: síncope não recuperada.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves